No 818º aniversário, Guarda inaugura obra de Requalificação do Parque

14/11/2017

Comemorações do Dia da Cidade entre 24 e 28 de novembro

A Guarda comemora no próximo dia 27 de novembro, segunda-feira, o seu 818º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I. O Município da Guarda preparou um extenso programa comemorativo a pretexto deste aniversário com atividades desportivas, culturais e lúdicas já a partir de 24 de novembro (sexta-feira) e até ao dia 28 de novembro (terça-feira).

O destaque das comemorações é, naturalmente, o dia da cidade, 27 de novembro, que começa logo pela manhã, às 10h30, com o Hastear da Bandeira na Praça do Município. Momento que contará com a guarda de honra das três Corporações de Bombeiros do Concelho: Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo acompanhadas pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra. Segue-se, às 10h45, a Sessão Solene comemorativa do 818º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda nos Paços do Concelho e às 12h00 a Inauguração das Obras de Requalificação Urbana do Parque da Cidade, no âmbito da Eixo Central da Guarda. Tratam-se de obras enquadradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Guarda (PEDU) e o projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional do Centro 2020. Às 14h00 realiza-se o Torneio Multi-atividades Desportivas no Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda (INATEL) e às 18h30 no Jardim José de Lemos ligam-se as luzes da Iluminação de Natal.

O Dia da Cidade termina com o concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) às 21h30. O músico português atuará ainda no dia seguinte, 28 de novembro, num segundo concerto no TMG.

No entanto, o programa das comemorações não se restringe ao dia de aniversário, e por isso, as celebrações arrancam já no dia 24, às 18h00, no Museu da Guarda, com a palestra 'O Meu Tio Fernando Pessoa' por Luiz Rosa Dias e às 21h30 no Pequeno Auditório do TMG o concerto de apresentação do novo disco do projeto 'Campânula', grupo que integra músicos guardenses. Para o dia seguinte, 25 de novembro, fica marcado o Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda que decorrerá entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, nos Pavilhões Desportivos de S. Miguel, Gimnodesportivo da Guarda e do Instituto Politécnico da Guarda. Nos dias 25 e 26 de novembro decorrerá no Complexo de Piscinas Municipais o Torneio Nadador Completo.

O dia 26 de novembro é inteiramente dedicado à atividade desportiva na cidade na Guarda e começa com a 14ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda, prova emblemática da região que nesta edição se divide em Maratona com 70 km e Meia Maratona com 40 km. A prova tem início marcado junto ao Estádio Municipal às 9h00, sendo a organização da iniciativa é do Clube de Montanhismo da Guarda e do Município da Guarda. Ainda durante a manhã de domingo decorrem mais provas desportivas: às 10h00 acontece o 40º Grande Prémio de Atletismo da Guarda, na Guarda-Gare, numa coorganização com a Associação de Atletismo da Guarda; entre as 9h30 e as 18h00 decorre o Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda no Pavilhão Desportivo de S. Miguel, coorganizado com a Guarda Basket e a Associação de Basquetebol da Guarda; e entre as 8h00 e as 15h00 decorre na zona envolvente à Plataforma Logística da Guarda a 1ª Prova Internacional de Air Soft da Casa do Benfica na Guarda, numa coorganização com a Casa do Benfica. O programa comemorativo do 818º aniversário termina no dia 28 de novembro com o concerto de Pedro Abrunhosa no TMG e com o lançamento do número 37 da Revista Cultural Praça Velha, às 18h00 na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

COMEMORAÇÕES DO 818º ANIVERSÁRIO DA GUARDA

18H00

Palestra 'Fernando Pessoa, meu tio', por Luiz Rosa Dias

Museu da Guarda