O Município da Guarda agendou para 4 de dezembro (segunda-feira) as próximas Conferências da Guarda. Sob o título: Guarda Smart City, as Conferências, que decorrem nos Paços do Concelho a partir das 14h30, terão como oradores o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro que abordará 'Estratégia, perspetiva e desafio', Vitor Pereira cofundador da Zoom Smartcities que falará das 'Cidades Inteligentes', Charles R. (Chuck) Wolfe, escritor dedicado às causas urbanísticas que falará sobre 'Observar as Cidades' e ainda a intervenção na área tecnológica de Elizabeth Cruz, gestora de Projeto da NOS.
Estas conferências integram uma iniciativa inédita em Portugal, que vai lançar a criação de 'Diários Urbanos' e o seu cruzamento entre cidades do Interior e Litoral, participam Porto, Bragança, Lisboa e Guarda. Esta conferência, subordinada aos desafios das cidades inteligentes conta com a presença de um dos mais prestigiados urbanistas mundiais (Chuck Wolfe) e vai proporcionar a todos a possibilidade de participarem ativamente na construção de 'Diários Urbanos', através da visitação e observação da cidade enquanto plataforma de desenvolvimento social e económico.
Trata-se de uma iniciativa que vem ao encontro de uma das grandes preocupações e discussões em Portugal ao longo dos últimos anos e que ganhou recentemente um novo fôlego com a criação do 'Movimento pelo Interior'.
A necessidade de valorizar os municípios e respetivas populações do Interior, de forma a fixar e atrair talento e novos residentes e investimentos para essas mesmas regiões.
As cidades são uma das últimas defesas contra o empobrecimento e a desertificação e requerem uma participação ativa de todos, na construção de futuros ambientes que privilegiem a tolerância, serviços públicos dignos e contribuam para a prosperidade económica e social dos seus cidadãos.
Trata-se de uma organização do Município da Guarda em colaboração com a ZOOM GLOBAL SMART CITIES.
Inscrições aqui.
Programa das Conferências da Guarda
14h30 | Sessão de Abertura
Estratégia, Perspetiva e Desafio
Álvaro dos Santos Amaro
Presidente da Câmara Municipal da Guarda
••••••
14h45
Cidades Inteligentes
Vitor Pereira
Co-fundador Zoom SmartCities
••••••
15h00
Observar as Cidades
Charles R. (Chuck) Wolfe
Escritor dedicado às causas urbanísticas
••••••
15h30
Elizabeth Cruz
Gestora de Projeto da NOS
••••••
16h00
Debate