​20 de novembro, Dia Universal dos Direitos da Criança

17/11/2017

Assinala-se hoje, 20 de novembro, o Dia Universal dos Direitos da Criança – um dia especial para as crianças e pelas crianças e que traz consigo uma mensagem séria. A UNICEF desafia todos a participarem nas atividades das escolas e nos debates nas redes sociais. Venha fazer parte desta iniciativa global!

Os direitos da criança são regidos por quatro princípios fundamentais:

As crianças não devem sofrer discriminação; o interesse da criança deve ser o mais importante quando forem tomadas decisões que a afetem; todas as crianças têm direito à sobrevivência e ao desenvolvimento; isso inclui o direito ao bem-estar mental e físico; as crianças têm que expressar os seus pontos de vista e têm que ser levadas em consideração as suas opiniões nos assuntos que as afetam.

Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou-se a Declaração dos Direitos da Criança e foi neste mesmo dia, mas em 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Neste dia, as crianças, para além de aprenderem sobre os seus direitos, vão também assumir papéis de destaque para compreenderem como são tomadas as decisões que as afetam, e irão ter a oportunidade de chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta. A UNICEF desafia todos a participarem nas atividades das escolas e nos debates nas redes sociais.

Venha fazer parte desta iniciativa global!

#aguardaporsi #aguardapelascrianças #DiaUniversalDosDireitosdaCriança #DiaUniversalDosDireitosdaCriança2017 #KidsTakeOver #WorldChildrensDay #ParaTODASasCrianças #CAC #CidadesAmigasDasCrianças

Imagem: ​20 de novembro, Dia Universal dos Direitos da Criança