Município da Guarda

Município da Guarda

Dia 30 de Novembro - Guarda Comemora Dia Internacional da Cidade Educadora

24/11/2017
leitura do texto

​No dia 30 de novembro, quinta-feira, celebra-se o Dia Internacional da Cidade Educadora, e para assinalar a data, realiza-se uma iniciativa comum e simultânea que ocorre pelas 10h15 com um aplauso coletivo de 1 minuto a uma individualidade ou entidade em todos os municípios que integram a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

O Município da Guarda homenageará os Bombeiros com um aplauso que se ouvirá em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados do Pré-Escolar ao Secundário. Simbolicamente, as três corporações de Bombeiros do Concelho far-se-ão representar no Centro Escolar da Sequeira, no Centro Escolar de Gonçalo e na EB de Famalicão da Serra. Esta iniciativa será ainda enriquecida com a leitura de um Manifesto internacional e com a colocação de bandeiras nos diversos estabelecimentos de ensino do concelho.

As crianças do Pré-Escolar e 1.º CEB elaborarão ainda pequenas bandeiras alusivas ao dia e trabalhos sobre o conceito de cidade educadora que resultarão numa exposição que posteriormente será dada a conhecer ao público. Ações que visam aumentar o envolvimento e interiorização do conceito pelos mais pequenos.

O Município da Guarda decidiu homenagear os Bombeiros pela sua fundamental relevância para a comunidade, arriscando diariamente as suas vidas pelos outros, pelas ações de socorro, combate a incêndios e a todo o tipo de desastres naturais e industriais, pelas ações de prevenção que prestam, construindo, com a sua ação, uma sociedade mais responsável e preparada. Uma verdadeira sociedade educadora.

A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora tem como finalidade criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade. Com esta celebração global, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) pretende contribuir para os objetivos da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável. A agenda, elaborada mediante um diálogo sem precedentes entre os estados membros das Nações Unidas, os governos locais, a sociedade civil, o setor privado e outros agentes, atribui especial importância às cidades e à educação de qualidade para todos e ao longo da vida (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4).

Mais Educação para uma Cidade Melhor.

Guarda, Cidade Educadora.

Imagem: Dia 30 de Novembro - Guarda Comemora Dia Internacional da Cidade Educadora