Coletividades do Concelho Cantam as Janeiras em Dia de Reis

27/12/2017

​Dia 6 de janeiro de 2018 (sábado), às 21h30, cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Cerca de trezentas pessoas de vinte Coletividades do concelho da Guarda reúnem-se no palco do Grande Auditório para uma grande celebração, evocando assim, sob orientação musical de César Prata, os cantos de janeiras.

Cantar as janeiras significava pedir aos mais abastados que partilhassem um pouco da sua riqueza com os mais pobres. As janeiras eram, portanto, uma oportunidade para manifestar solidariedade, para ajudar aqueles que mais precisavam. E no escuro da noite lá vinha uma morcela, um presunto, frutos secos. Quando o pedido não era correspondido existiam também quadras apropriadas para responder ao gesto avaro.

Esta iniciativa encerra a programação de Natal da Câmara da Guarda, onde será também entregue o prémio de 1000 euros à melhor montra de Natal 2017.

O valor monetário resultante da venda de bilhetes, um euro cada, reverterá para uma Instituição de Solidariedade Social do Concelho da Guarda.

Coletividades participantes no Cantar das Janeiras

Aldeia do Bispo, Centro Cultural do Marmeleiro, Grupo de gaita-de-beiços da Rapoula, Grupo de cantares da Sequeira, Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo, Grupo de cantares da Arrifana, Jarmelo, Grupo de cantares da Faia, Centro de Famalicão da Serra, Grupo de cantares a Mensagem, Rancho folclórico de Videmonte, Vozes da Quinta, Grupo coral Pedras vivas, Grupo de cavaquinhos da Povoa do Mileu, Alfarazes, Bento Meni, Centro cultural da Guarda, Grupo de cantares de Maçaínhas, Aquilo Teatro, Cineclube da Guarda.

Imagem: Coletividades do Concelho Cantam as Janeiras em Dia de Reis