Município da Guarda

Município da Guarda

Guarda recebe Workshop Internacional de Turismo Religioso

15/02/2018
leitura do texto

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2018 vão decorrer os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em Fátima e na Guarda. Trata-se do mais importante certame de Turismo religioso do país que englobará este ano pela primeira vez a cidade da Guarda e o seu património de herança judaica. Na cidade mais alta, a iniciativa decorrerá entre 23 e 25 de fevereiro (de sexta a domingo).

Os participantes serão recebidos no dia 23 (sexta), num jantar de boas-vindas exclusivo para todos os operadores que visitam a Guarda pela primeira vez. Seguir-se-á, no dia 24 de fevereiro (sábado), o Workshop Internacional de Turismo Religioso, iniciativa que decorrerá no Teatro Municipal da Guarda (TMG) durante a manhã. Esta iniciativa consiste em reuniões de trabalho entre suppliers (Operadores portugueses das áreas da hotelaria e restauração) e hosted buyers (operadores turísticos, neste caso do setor judaico). Os suppliers locais e nacionais terão oportunidade de expor e promover os seus produtos/ ofertas de forma a cativar os operadores estrangeiros que atuam no mercado religioso.

Durante o evento a cidade da Guarda irá acolher perto de 40 hosted buyers, de todo o mundo, cujo principal objetivo é encontrar/conhecer novos destinos turísticos, com ofertas e experiências diferenciadoras, dentro do segmento de mercado cultural e religioso. Participam ainda nesta iniciativa cerca de 40 suppliers. No período da tarde está agendada uma visita à Judiaria de Trancoso e ao Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso. O programa encerra no dia 25 de fevereiro com uma visita encenada à judiaria da Guarda, agendada para a manhã de domingo. A realização do VI Congresso Internacional de Turismo Religioso irá permitir colocar a Guarda como um destino religioso por excelência. A oportunidade de se consolidar a vertente Judaica face ao crescimento da mesma, através dos dados de entrada de turistas de vários mercados emissores, tais como Israel, EUA e Brasil ou Canadá, leva-nos a disponibilizar a cidade da Guarda como palco de realização de um encontro, verdadeiramente, importante entre operadores turísticos deste segmento de mercado.

Os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso são compostos por quatro segmentos, nomeadamente: Seminário, em Fátima, com foco no tema “Globalização e Turismo Religioso”; no dia 22; Bolsa de contactos, também em Fátima no dia 22; Segmento específico de Turismo de Herança Judaica, na Guarda no dia 24; e Pós-tours apoiados pelas diversas ARPT’s, a partir da Guarda e de Fátima. Com cerca de 700 participantes, entre os quais 150 Hosted buyers, 150 Suppliers e 40 Expositores, todos especialistas em touring e turismo religioso, este é o maior encontro mundial de profissionais deste segmento, que conta com a participação de operadores turísticos nacionais e internacionais, de mercados de turismo religioso consolidados e emergentes.

A iniciativa é uma organização da ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município da Guarda, o Município de Ourém e o Santuário de Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal.

Imagem: Guarda recebe Workshop Internacional de Turismo Religioso