Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

FIT celebra 5 anos com Portugal como país convidado

05/03/2018
leitura do texto

A 5ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio na Guarda. A organização assinala os cinco anos do evento celebrando Portugal que foi eleito o 'Melhor Destino Turístico do Mundo' em 2017, galardão atribuído pela 'World Travel Awards'. Este é o mais prestigiado prémio mundial de Turismo. Por este motivo, será também Portugal, o país convidado.

A FIT, que tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes certames do setor do Turismo do país, terá ainda a cidade espanhola de Salamanca como Destino Convidado e vários dias dedicados a outros destinos turísticos do país vizinho. Béjar (Espanha) tem destaque ao longo de todo o dia 28 de abril, no dia seguinte, 29 de abril, será a vez da região da Extremadura estar em destaque e no dia 1 de maio, a data estará reservada para a promoção da região de Castilla y León.

Nesta quinta edição da FIT haverá ainda um incremento do setor profissional do certame, com um reforço na área de negócio e dos contactos entre agências e empresas do setor e buyers interessados nos destinos turísticos da Península Ibérica, numa colaboração estreita com o Turismo de Portugal. Ao longo destes cinco anos, a FIT tem-se afirmado pela qualidade, e o seu crescimento tem sido exponencial, tendo-se tornado na segunda maior feira de turismo do país e na única de âmbito ibérico.

A feira, que reúne operadores da área do Turismo de Portugal e Espanha, tem de momento a decorrer o período de inscrições. Até 28 de março, os interessados deverão submeter a sua inscrição através do sítio de internet da Feira (http://fit.mun-guarda.pt). Para este ano continuam a estar previstos cerca de 9 mil metros quadrados de área coberta, sendo que até ao momento as inscrições já recebidas permitem a ocupação do 90 por cento do espaço.

Situada no centro/norte de Portugal e junto à principal ligação fronteiriça rodoviária e ferroviária dos dois países, a cidade da Guarda pretende potenciar cada vez mais a ligação social, comercial e estratégica entre Portugal e Espanha. A FIT tem sido um evento chave dessa cooperação. Como plataforma transfronteiriça no panorama nacional e ibérico dos eventos ligados ao Turismo, a FIT é uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região.

Os objetivos da FIT prendem-se com o estímulo do intercâmbio estratégico e económico transfronteiriço, no incentivo ao relacionamento comercial entre ambos os países e, consequentemente, no desenvolvimento das regiões.

Empresários e investidores encontram na FIT um momento privilegiado para contactos, troca de informações e desenvolvimento de parcerias. Operadores e agentes do setor do Turismo de Portugal e de Espanha terão novamente na FIT 2018 a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos. Para além da sua vertente profissional e de negócios, a FIT é também destinada ao público em geral, apresentando um programa de animação diverso, dos espetáculos musicais às atividades desportivas e de lazer.

Feira Ibérica de Turismo. Uma feira. Dois países. O mundo.

Na foto, Conferência de Imprensa de apresentação da FIT 2018 que decorreu nos Paços do Concelho esta segunda-feira, dia 5 de março.

Imagem: FIT celebra 5 anos com Portugal como país convidado