Município da Guarda

Município da Guarda

Apresentado grupo de trabalho para Candidatura a Capital Europeia da Cultura

13/03/2018
leitura do texto

Com a apresentação do grupo de trabalho está dado o primeiro passo para o processo de Candidatura da Guarda a Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027. A Comissão Executiva da Candidatura foi apresentada na tarde de 12 de março, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

O Município da Guarda convidou sete personalidades com fortes ligações à Cultura para integrar este grupo de trabalho, a saber: José Amaral Lopes (coordenador executivo da Comissão; Ex-Secretário de Estado da Cultura, Conselheiro na área da Cultura da União Europeia) Fernando Carmino Marques (representante do Instituto Politécnico da Guarda; professor); André Barata Nascimento (representante da Universidade da Beira Interior; professor); Efrem Yildiz Sadak (representante da Universidade de Salamanca; Vice-reitor); Rui Jacinto (representante da Universidade de Coimbra, professor); João Mendes Rosa (representante da Câmara Municipal da Guarda, Diretor do Museu); e Victor Afonso (representante da Câmara Municipal da Guarda, Programador e Coordenador do TMG).

A comissão é supervisionada por uma Estrutura de Missão composta pelo presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, pelo vereador da Cultura, Vítor Amaral e pelo coordenador executivo da Comissão, José Amaral Lopes, que tem por objetivo elaborar e apresentar uma proposta de programa de candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. A Comissão hoje apresentada tem por incumbência elaborar um relatório detalhado com o levantamento de todas as informações uteis para o desenvolvimento da estratégia de candidatura.

A Câmara da Guarda considera que esta iniciativa europeia deve ser encarada como uma oportunidade para atrair investimento e afetar recursos necessários à construção e melhoria das infraestruturas, para a regeneração urbana, para aumentar a oferta e a fruição cultural da região, para o estabelecimento de parcerias nos domínios da investigação e da inovação, para a atração de investimento empresarial, promoção internacional e atração turística.

A Guarda tem-se destacado no panorama nacional pelo esforço realizado em prol da cultura nas suas formas multifacetadas, assumindo um papel preponderante enquanto cidade que provoca a crítica e a originalidade.

Neste contexto, a Câmara Municipal da Guarda, considera que a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura é uma oportunidade que deve ser assumida como um objetivo que deve ser prosseguido por todos e, com esse propósito, considera necessário e adequado criar as condições para a apresentação de uma candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 que venha a ser bem-sucedida.

Para além dos objetivos originais das Capitais Europeias da Cultura que consistem em valorizar a riqueza e diversidade das culturas europeias e as características que estas culturas partilham, bem como em promover uma maior compreensão mútua entre os cidadãos europeus. A experiência e os resultados alcançados por algumas capitais têm revelado que estas iniciativas têm um efeito alavanca do desenvolvimento local, designadamente, nos sectores da educação, investigação, atração e desenvolvimento de projetos e iniciativas empresariais, fixação de população, defesa e preservação do ambiente, com benefícios sociais e económicos significativos.

Vários estudos, levados a cabo por especialistas e instituições europeias e internacionais de reconhecida competência e prestígio académico e científico vêm, reiteradamente sustentados por dados estatísticos referentes a indicadores de crescimento económico, demonstrando e pondo em evidência o papel e o contributo da cultura e das indústrias criativas para o desenvolvimento e crescimento económico e social das últimas décadas, em especial, na Europa.

Em Portugal, o estudo levado a efeito sob a orientação do Professor Augusto Mateus sobre a realidade portuguesa e o contributo do designado setor cultural e criativo para o desenvolvimento económico nacional acompanha e confirma as mesmas conclusões.

De acordo com o Calendário estabelecido pela Decisão nº 445/2014/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, em 2027 Portugal será um dos Estados Membros a acolher uma Capital Europeia da Cultura.

Imagem: Apresentado grupo de trabalho para Candidatura a Capital Europeia da Cultura