"Espaço dos Sentidos" reúne artes e ofícios da região

15/12/2014
leitura do texto Galeria

O Espaço dos Sentidos já abriu as suas portas nas instalações do Futuro Museu de Arte Sacra, ficando a funcionar até ao dia 23 de dezembro. Trata-se de uma mostra de artes e ofícios onde estarão à disposição artesanato, produtos tradicionais da região da Guarda, bem como arte popular do concelho. O espaço apresentará ainda demonstrações de trabalhos ao vivo, oficinas, animação musical, ilusionismo e atividades de dinamização de leitura.

Tal como no ano passado [esta iniciativa no Natal de 2013 funcionou no Centro Comercial Vivacci], o objetivo do Espaço dos Sentidos passa pela valorização do «património imaterial e cultural de todo o concelho da Guarda». E nesta edição o âmbito foi alargado ao distrito da Guarda, pelo que a diversidade de produtos será ainda maior.

Vinho, enchidos da região, frutos secos, queijo, chás, doces e compotas, azeite, mel, o cobertor de papa da Maçainhas, os cestos de Gonçalo e Famalicão, a latoaria da Guarda, as facas do Verdugal, as tesouras de tosquia do Jarmelo, as mantas de farrapos tradicionais, o vestuário e acessórios de burel e lã e os sabonetes artesanais serão alguns dos produtos expostos no primeiro piso do Espaço. Haverá também demonstrações de trabalho ao vivo de cestaria, trabalhos em burel e tecelagem. E uma zona de exposição de utensílios ligados às artes tradicionais: tear, forja, banco de cesteiro, utensílios para a confeção de queijo, entre muito outros.

O Espaço dos Sentidos contará ainda com uma zona de Cafetaria onde estarão disponíveis para venda bebidas quentes como chás, café e chocolate e onde serão disponibilizados para degustação alguns dos produtos à venda na Mostra do 1º piso, como compotas, frutos secos, filhoses, licores de cereja, de centeio, de castanha e de frutos silvestres.

Junto ao mesmo espaço haverá uma exposição de Arte Popular do concelho da Guarda. Vão estar em exposição as esculturas em barro de Álvaro Carvalho, os panos bordados (com a vida da mártir Santa Bárbara e as figuras em madeira de António Ferreira.

A iniciativa terá ainda uma zona dinamizada pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço onde serão apresentadas diversas atividades dedicadas ao livro e à leitura tendo por destinatários o público infantil.

O 'Espaço' contará também com um programa diversificado de animação com música ao vivo a cargo de coletividades e associações do concelho, oficinas, e até um espetáculo magia. Estão previstas as atuações de alunos e professores do Conservatório de Música de S. José da Guarda (no dia 14 às 16h00 e no dia 19 às 18h00), o Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda (dia 23 às 16h00) e o espetáculo 'Mágico de Natal' por Alcides Fernandes (dia 22 às 18h00 e dia 23 às 17h30).

Iniciativa no âmbito da atividade da Câmara Municipal da Guarda 'Guarda: A Cidade Natal'

Imagem:

Imagem: 101.jpg