Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

ZooUrbanidade na Guarda de 26 de abril a 4 de maio

19/04/2018
leitura do texto

​Ação de Educação Ambiental com as escolas do 1º CEB do concelho da Guarda. A primeira ação será junto ao edifício do antigo Hotel de Turismo da Guarda.

O Município da Guarda, em parceria com a SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A., vai promover uma ação de educação ambiental junto de mil crianças das escolas de 1º Ciclo de Ensino Básico do concelho da Guarda, entre 26 de abril e 4 de maio.

Em vários locais da cidade, vai surgiu a Unidade Móvel de Sensibilização da SUMA. Trata-se da ZooUrbanidade, um veículo com três zonas distintas de exploração: um auditório onde poderão ser visionados os 15 vídeos de animação (cada um correspondente a um animal); uma zona de exploração multimédia, com postos onde poderão ser jogados cinco diferentes jogos interativos; e uma zona de exploração sensorial, que disponibiliza jogos manuais de labirinto, encaixe, arrasto, diferenças e correspondência. Há, ainda, uma bancada da cidadania, onde serão disponibilizados postais personalizados que as crianças poderão escrever, endereçados ao Ministro do Ambiente, com propostas de ação.

Este Projeto de educação ambiental inspirado no reino animal, associa condutas negligentes, assim como os responsáveis por essas mesmas condutas, aos comportamentos da 'bicharada'. Esta metáfora tem como objetivo a retificação de comportamentos, sobretudo no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, estimulando, assim, a adoção de um perfil de cidadania e prevenção.

A primeira ação desta unidade móvel irá ter lugar no dia 26 de abril, junto ao edifício do antigo Hotel de Turismo da Guarda, pelas 9h15. O autocarro da ZooUrbanidade ficará aí instalado também no dia seguinte, 27 de abril. Depois, circulará por outros locais: no dia 30 de abril estará no Largo João de Almeida, junto à Igreja da Misericórdia; a 2 de maio no Outeiro de S. Miguel; no dia 3 junto ao largo 1º de Dezembro (manhã) e em frente ao centro Escolar da Sequeira (tarde) e no dia 4 de maio no Jardim dos Castelos Velhos.

Guarda, cidade educadora!

Imagem: ZooUrbanidade na Guarda de 26 de abril a 4 de maio