5ª FIT celebra Portugal, melhor destino turístico do mundo

23/04/2018

A 5ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio, na Guarda. A organização assinala o quinto aniversário do evento celebrando também Portugal, premiado “Melhor Destino Turístico do Mundo” em 2017, galardão atribuído pela “World Travel Awards”, o mais prestigiado prémio mundial de Turismo. A feira abre portas às 11h00 de sábado, dia 28 de abril, mas a sessão inaugural que contará com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, está marcada para as 15h00.

A FIT, que tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes certames do setor do Turismo do país, terá ainda a cidade espanhola de Salamanca como Destino Convidado e vários dias dedicados a outros destinos turísticos do país vizinho. Béjar (Espanha) tem destaque ao longo de todo o dia 28 de abril, no dia seguinte, 29 de abril, será a vez da região da Extremadura estar em destaque e no dia 30, a data estará reservada para a promoção da região de Castilla y León. Nesta quinta edição da FIT haverá ainda um incremento do setor profissional do certame, com um reforço na área de negócio e dos contactos entre agências e empresas do setor e buyers interessados nos destinos turísticos da Península Ibérica, numa colaboração estreita com o Turismo de Portugal.

Regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, comunidades intermunicipais, autarquias, termas, enoturismo, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia ou artesanato e organismos oficiais, fazem parte da lista de expositores da FIT 2018. Esta 5ª edição conta com perto de 200 expositores - dos cerca de 300 inscritos - 20 dos quais espanhóis. O recinto, situado no Parque Urbano do Rio Diz, tem perto de 10 000 metros quadrados de área coberta e é composto por cinco estruturas: a primeira com a Bilheteira, a segunda com a zona de Restauração, showcooking e espetáculos e as restantes três estruturas com os expositores. Para além da área de Negócio já mencionada, destaque ainda para uma área de Apresentações e outra reservada à Comunicação Social. Para percorrer todo o recinto da feira, o visitante terá que andar perto de 1km.

Quanto ao horário do certame, a feira funcionará das 12h00 às 24h00, salvo no dia 28 que abre às 11h00 e no dia 1, que encerra às 20h00. O bilhete diário custa 2 euros, o geral, para os quatro dias, 5 euros e as crianças até aos 12 anos, têm entrada gratuita. Os bilhetes são vendidos no local.

Através da FIT, a Câmara Municipal da Guarda, promotora da feira, pretende incentivar a troca de experiências, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores.

Situada no centro/norte de Portugal e junto à principal ligação fronteiriça rodoviária e ferroviária dos dois países, a cidade da Guarda pretende potenciar cada vez mais a ligação social, comercial e estratégica entre Portugal e Espanha. A FIT tem sido um evento chave dessa cooperação. Como plataforma transfronteiriça no panorama nacional e ibérico dos eventos ligados ao Turismo, a FIT é uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região.

Para além da sua vertente profissional e de negócios, a FIT é também destinada ao público em geral, apresentando um programa de animação diversificado, com espetáculos musicais e atividades de lazer.

Ao longo destes cinco anos, a FIT tem-se afirmado pela qualidade e o seu crescimento tem sido exponencial, tendo-se tornado na segunda maior feira de turismo do país, logo a seguir à Bolsa de Turismo de Lisboa, e na única de âmbito ibérico.

Feira Ibérica de Turismo. Uma feira. Dois países. O mundo.

Imagem: 5ª FIT celebra Portugal, melhor destino turístico do mundo