Concerto de Natal na Sé pela Orquestra Clássica do Centro

18/12/2014

A Orquestra Clássica do Centro apresenta-se amanhã, 19 de dezembro, às 21h00, na Sé Catedral para o Concerto de Natal com a direção do maestro David Wyn Lloyd.

Neste concerto, a orquestra oriunda de Coimbra, irá interpretar 'Inno per Natale' de F. Silcher, 'Canto de Natal' de autor anónimo, 'Ave Maria' de T. L. de Victoria, o 'Concerto para trompete, 1º andamento' de J. N. Hummel com o solista Pedro Tavares, a 'Serenata Notturna' de W. A. Mozart, a 'Serenata 2 Glazunov Sinfonia em Ré' de CPE Bach e ainda 'Jingle Bells' com o Coro Bomtempo do Conservatório de Música de São José da Guarda.

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em dezembro de 2001, na altura com 25 elementos e com a denominação de Orquestra de Câmara de Coimbra. Considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura, a OCC encontra-se abrangida, desde então, pela Lei do Mecenato Cultural. Em 2002, a Orquestra passou a ser composta por 32 elementos, sendo esta a sua atual constituição. Já em 2004 alterou o nome para Orquestra Clássica do Centro. Do seu historial destacam-se os concertos que tiveram lugar em monumentos arquitetónicos da cidade e concelho de Coimbra, no âmbito do projeto Mo(nu)mentos Musicais (2003) e o alargamento da sua atividade a câmaras e distritos mais diferenciados. Passou ainda a contar com o contributo solístico e de regência de notáveis figuras do nosso panorama musical, encontrando também meios para, pontualmente, produzir concertos com uma densidade tímbrica e orquestral sinfónica. Também tem vindo a multiplicar a atuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando assim um leque variado de programas/repertórios, em função das circunstâncias/local dos eventos. Organizou concursos e conferências, para além das atividades exclusivamente concertísticas.

Este concerto é promovido pela Delegação Regional da Cultura do Centro (DRCC) em parceria com a CMG e marca, simbolicamente, a abertura ao culto da catedral após concluídas as obras de melhoramentos.

Imagem: Concerto de Natal na Sé pela Orquestra Clássica do Centro