Esta semana, o Município da Guarda vai efetuar largadas contra a vespa do Castanheiro nas localidades de Avelãs de Ambom, Devesa e Aldeia do Bispo. A iniciativa é feita numa colaboração com a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha. A Vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) é uma praga com elevado nível de perigosidade, provocando quebras na produção do fruto entre os 60-80%.
A luta biológica, através de ações de largadas de um parasita (Torymus sinensis ) que tem como hospedeiro exclusivo a vespa das galhas do castanheiro, tem sido até ao momento o processo mais eficaz no controlo desta praga. O nível de perigo requer uma forte articulação entre todas as entidades.
O Município da Guarda é um elo fundamental na promoção do património florestal, ambiental e agrícola do seu território, motivo pelo qual foi estabelecido um protocolo com a Associação RefCast.
Recorde-se que a castanha portuguesa é considerada um produto de excelência a nível mundial e que o castanheiro possui um papel preponderante na conservação dos sistemas agroflorestais e na cultura das populações