Tomaz da Fonseca é lembrado na BMEL

25/05/2018

​No ano em que se assinalam 50 anos da morte de Tomaz da Fonseca (1877 - 1968), a BMEL programou para junho uma exposição, uma comunicação e uma conferência para evocar um dos grandes vultos da cultura e da intelectualidade portuguesa do século passado. Escritor, politico, professor, jornalista, pensador e interveniente na construção da 1ª República, Tomaz da Fonseca, natural de Laceiras (Mortágua), é considerado um escritor de ideias de grande mérito e atualidade. As publicações que legou sobre o papel da Igreja e da Religião demonstram o seu forte anticlericalismo.

A exposição “Tomaz da Fonseca: Republicano e Maçon” dá início à programação de junho, com inauguração marcada para dia 6, às 18h00, apresentação de catálogo e visita guiada por Teresa Branquinho, técnica bibliotecária da Biblioteca Municipal de Mortágua. Uma iniciativa que pretende divulgar e evidenciar a forte personalidade desta figura incontornável da nossa cultura, a vigorosa entrega às causas cívicas e politicas em que se envolveu ao longo da vida, nomeadamente a luta pelos ideais republicanos e pela liberdade.

Uma semana depois, dia 12 às 18h00, o Professor Catedrático, jubilado, da Universidade de Coimbra Amadeu Carvalho Homem falará de “O pensamento filosófico e maçónico de Tomaz da Fonseca”. Uma abordagem ao significado do ateísmo de Tomaz da Fonseca, um autor em oposição com as diretrizes conservadoras e católicas do Estado Novo. “O conferencista tentará comprovar que foram as inspirações intelectuais do anarquismo e do anarco-sindicalismo que mobilizaram esta grande figura. Nele, as influências do marxismo e do neo-marxismo não parece terem sido determinantes.”

Por fim, no que toca à figura em destaque, a biblioteca convidou Onofre Varela, designer gráfico, ilustrador, cartunista, autor de banda desenhada e cronista, para uma comunicação sobre Tomaz da Fonseca, a quem define como “um Português que não temeu contrariar a opinião pública nem o Poder instalado, dizendo abertamente o que pensava sobre as Religiões, especialmente a Católica e o “embuste de Fátima”, numa época em que o simples facto de pensar o contrário do oficialmente instalado era, só por si, motivo de censura e perseguição política.”

No que respeita às restantes iniciativas a decorrer na BMEL, assinalamos o 7º Encontro de Pneumologia Oncológica da Guarda, organizado pela ULS Guarda, dia 9 às 9h00. Um encontro de médicos da região centro do país que se dedicam ao tema da Pneumologia Oncológica.

Dia 16 terá lugar, com início às 14h30, a Oficina de desenho e ilustração “Oficina de Plantas com Bichos”, orientada por Maria Remédio. Uma descoberta de desenhos de pequenas histórias no Jardim Botânico IV, de Maria Remédio, a partir de decalques, transferências e colagens de plantas e animais. Uma iniciativa para famílias com crianças dos 7 aos 11 anos.

Ainda no dia 16, 16h00, será apresentado o livro “Muros - contos e sabores da aldeia” da docente de Inglês na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Natércia Monteiro. Um livro que retrata as memórias de infância e juventude da autora no pós 25 de Abril vividas numa aldeia da Beira Baixa.

Já de 18 de junho a 2 de julho a BMEL tem patente a exposição “A cidade do tuni das pessoas romanoso nus”, da artista naif Ulisses Cardoso.

Ulisses Cardoso nasceu em S. Tomé e Príncipe há 47 anos. Os trabalhos apresentados são de criação espontânea ou realizados no âmbito escolar para o “jornal de parede” do EPG e participação em vários concursos internacionais.

Esta mostra insere-se no âmbito do projeto sócio educativo “Todos somos nós”, uma colaboração entre o Estabelecimento Prisional da Guarda e o Pelouro da Educação e Intervenção Social da Câmara da Guarda.

“Personagens e coisas de lá longe e arredores” é o título do primeiro livro de Filipe Costa Nunes, a apresentar no dia 23 de junho às 16h00. Um livro de literatura infantil onde o autor trata de forma metafórica da doença que o atingiu, uma variante da distrofia muscular, mostrando como através da escrita se pode vencer desafios e contrariedades.

Filipe Costa Nunes sempre se interessou por desenho e trabalho manuais e sempre sonhou em escrever um livro com ilustrações de sua autoria.

Destaque ainda para mais uma tertúlia de “Guarda: a memória”, este mês, sobre a “FEMSA – Fábrica eletromecânica, SA, de Vila Cortês do Mondego, a ter lugar no dia 28 às 18h00. Um grupo de antigos colaboradores vêm à BMEL contar a história da empresa, recordar vivências na FEMSA e a sua importância económica e social para o nosso concelho.

Imagem: Tomaz da Fonseca é lembrado na BMEL