Município da Guarda

Município da Guarda

Jornadas da Lã - Festa da Natureza nos próximos dias 9 e 10 de junho

30/05/2018
leitura do texto

No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular realizam-se no fim-de-semana de 9 e 10 de junho, as Jornadas da Lã – Festa da Natureza em Corujeira/Trinta. A herança cultural da pastorícia e naturalmente da lã distinguem a identidade e tradições destas aldeias de montanha do nosso concelho. As características endógenas conferidas pela biodiversidade e paisagens da Serra da Estrela, conferem-lhe um conjunto de tradições e de produtos singulares, que as reconhece como forte contributo para o riquíssimo património cultural da região.

Vivenciar esta Festa da Natureza nas aldeias de Trinta, Meios e Corujeira, contactar com os pastores, presenciar a tosquia e os procedimentos intrínsecos ao tratamento da lã, participar em ateliês, visitas, percursos, oficinas, refeições com produtos regionais e muita animação, constituem naturalmente bons motivos para participar nas Jornadas da Lã e ficar a conhecer melhor as tradições, os costumes e o sentir das genuínas gentes da nossa região.

Como iniciativa integrante do Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município, as Jornadas da Lã são também uma Festa de Natureza que resulta da parceria entre o Município, a Junta de Freguesia, as Coletividades locais e a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha, e inclui o Plano de Animação da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature. O qual tem como objetivo consolidar o posicionamento da região Centro no Turismo de Natureza, e em particular do Parque Natural da Serra da Estrela, potenciando as “Aldeias de Montanha”, enquanto marca agregadora do potencial turístico da Serra da Estrela, de uma forma sustentável, integrada, inovadora e criativa.

Programa

Dia 9 de Junho

Jornadas das tosquias| Corujeira - Quinta da Folha

8h00 /12h30 - Tosquia | Piqueta dos tosquiadores | Ensacamento da lã

10h30 - Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula

11h30 - Grupo Manta de Ourelos

12h30 - Almoço no campo

Corujeira - Centro

14h30 - Grupo Manta de Ourelos

15h00 - Visita ao Museu da Coruja

15h30/18h30 - Ateliês de tecelagem |Ciclo da lã| Tapete Comunitário

17h30 - Grupo de Cantares A Mensagem

18h30 - Espetáculo A Ovelha, o Pastor e Outras Coisas e Tal!

20h00 - Jantar dos pastores das freguesias da encosta da serra

22h00 - Baile tradicional com o Grupo Batuufole

Dia 10 de junho

8h30 - Percurso interpretativo do património geológico e industrial têxtil do Alto Vale do Mondego

14h00 - Visita ao Museu de Tecelagem dos Meios

15h00 - Oficina de Cianotipia

16h00 - Oficina Natureza – “Exploradores das sombras”

17h00 - Histórias contadas na primeira pessoa por pastores, moderado por Paulo Lima, antropólogo e diretor do projeto PAGUS (Alcáçovas)

18h00 - Conjunto Rosinha

21h00 - Projeção de curtas-metragens (Geopark Estrela, Jornadas da lã)

Atividades complementares

Demonstrações | Feira Gastronómica | Taberna da Coruja | Lounge da lã | Museu de Tecelagem dos Meios – tecelagem tradicional em teares centenários e mostra de produtos locais.

Imagem: Jornadas da Lã - Festa da Natureza nos próximos dias 9 e 10 de junho