Município da Guarda

Município da Guarda

SPIN Guarda, Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares

13/06/2018
leitura do texto

O Município da Guarda volta a integrar a rede do Programa SPIN. O Programa SPIN é uma plataforma de Reutilização de Manuais Digital e Intermunicipal, totalmente profissional e adaptado aos hábitos e às tecnologias dos dias de hoje.

Desenvolvido em parceria com a Book in Loop e lançado em 2017, o Programa SPIN Guarda surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objetivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20% do valor que pagariam. Como? Em dois simples passos. Entregando os manuais, válidos e em bom estado, ao programa SPIN as famílias recuperam até 20% do valor de cada manual. Da mesma forma, podem adquirir os manuais para o próximo ano letivo com 60% de desconto. Contas feitas a poupança pode chegar aos 80%.

Como funciona?

1- Entrega dos Manuais Usados:

Depois de criada a conta, o munícipe deve então registar os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através de duas simples formas:

Reserva dos Manuais para o próximo ano:

Também na sua conta, o munícipe pode reservar os manuais para o ano letivo seguinte. Basta, para isso, escolher a escola e o ano letivo de cada um dos filhos. Automaticamente, a sistema apresenta a lista dos manuais que serão adotados pela escola, podendo selecionar aqueles que pretende receber.

2- Depois de registada a compra, o sistema emite uma Guia. Os manuais devem ser assim entregues num dos pontos de recolha do programa, numa caixa e acompanhados com a Guia.

3- Finalizadas as recolhas, todos os manuais seguem para o nosso centro logístico. Aqui, todos os manuais passam pelo nosso processo de controlo de qualidade, certificado pedagogicamente pela Universidade de Aveiro. Este processo garante que apenas os livros em bom estado e que não comprometem a qualidade de aprendizagem, encontram um novo dono.

Quais os pontos de recolha?

Os pontos de recolha serão:

Até quando podem as famílias participar?

Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho.

Podem também reservar os manuais para o próximo ano letivo até dia 3 de Agosto.

O 'problema' dos manuais escolares

As famílias portuguesas gastam, em média, 169€ em manuais escolares, por filho, todos os anos entre o 5º e o 12º ano de escolaridade. Com as fichas de atividade, este valor sobe para os 216€. Esses manuais, apesar de duradouros, acabam muitas vezes numa prateleira, passados os 10 meses de utilização. Este problema representa, anualmente no todo nacional, uma despesa na produção redundante de novos manuais de dezenas de milhões de euros, a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores.

No concelho da Guarda, os gastos anuais com manuais estão estimados em cerca de 520 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

A reutilização tem vindo a crescer por todo o país, fruto de iniciativas da sociedade civil, das autarquias e do governo, mas enfrentando sérias dificuldades. Desde a recorrente mudança de manuais, até à falta de mecanismos simples e cómodos para a troca, com os requisitos técnicos que os mesmos implicam (gestão de stocks, transportes e armazenagem), passando pela dificuldade de criação de um sistema objetivo de controlo de qualidade e de um incentivo para a entrega dos livros.

É para ultrapassar estes obstáculos que o município lança o Programa SPIN Guarda, um sistema profissional e com garantia de qualidade, que permite aos munícipes recuperar 20% das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60% do PVP nos manuais para o próximo ano.

Estará disponível em spinGuarda.pt e na aplicação móvel (iOS e android) Programa SPIN.

Sobre a Book in Loop

A Book in Loop é uma startup portuguesa, spin-off da Universidade de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e na Startup Lisboa, que se dedica a desenvolver ferramentas de sharing-economy para o sector da educação, o que lhe valeu a classificação pelo semanário Expresso de 'uma das 5 startups para estar atento'.

A Book in Loop lançou em 2016 uma plataforma nacional de partilha de manuais escolares, distinguida como melhor site de ecommerce pela associação da economia digital. Este portal já permitiu a mais de 50 mil famílias poupar mais de 1 milhão de euros em manuais escolares no arranque do ano letivo. A Book in Loop foi considerada pelo jornal Público como a 'Uber dos Manuais Escolares'.

Mais informações sobre esta iniciativa através do correio eletrónico: info@programaspin.pt ou do telefone: 918 254 615.

Imagem: SPIN Guarda, Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares