Município avança com intervenções pós-incêndios através do PDR 2020

26/06/2018
leitura do texto Galeria

O Município da Guarda está a proceder medidas de estabilização, com o objetivo de proteger os recursos (solo e água), infraestruturas (rede viária) e as populações e minimizando os efeitos negativos nos ecossistemas afetados pelos incêndios, com base no princípio de recuperação de áreas ardidas.

Recorde-se que a Câmara da Guarda apresentou duas candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no âmbito da Estabilização de Emergência Pós-Incêndio, para os grandes incêndios ocorridos no ano de 2017, que abrangeram as freguesias de Fernão Joanes, Gonçalo, Vela, Aldeia do Bispo, Vale de Estrela, Ramela, Famalicão, Sobral da Serra, Vila Cortês do Mondego, Cavadoude, Alvendre, Adão, Pêga, Vila Fernando, Santana da Azinha, Jarmelo São Pedro, Jarmelo São Miguel, União de Freguesias de Pousade e Albardo, Castanheira, Rochoso e Monte Margarida.

As intervenções previstas passam pela recuperação de infraestruturas afetadas, através da recuperação de troços da rede primária de faixas de gestão de combustível e da substituição de sinalização danificada de caça; a prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água: através da regularização do regime hidrológico das linhas de água e execução de obras de correção torrencial de pequena dimensão; e ainda pela diminuição da perda de biodiversidade: através de plantação de espécies indígenas e instalação de comedouros para fauna selvagem.

O investimento total para a execução de todas as intervenções propostas é de 520 000 euros.

Imagem: Município avança com intervenções pós-incêndios através do PDR 2020

Imagem: 10_web logo_IMG_5408.jpg