Madeiro de Natal no Largo João de Almeida

22/12/2014

​Ponto de encontro obrigatório em dia de Consoada na Guarda, o Madeiro de Natal apresenta-se este ano num novo figurino e num outro local: no Largo João de Almeida, junto à Igreja da Misericórdia. A iniciativa vai contar com música e animação e também com um espaço dedicado a bebidas e doces regionais da época natalícia.

Assim, no dia 24, as ruas do centro da cidade serão animadas logo a partir das 14h30 com a música do realejo da Companhia Marimbondo e a animação de rua do Grupo Levados da Breca. E às 16h00 a Farra Fanfarra irá encaminhar todos os que se queiram associar à iniciativa desde as arcadas da Praça Luís de Camões (ponto de encontro sugerido pela organização) até ao Largo João de Almeida. Já no local, a organização preparou junto ao Madeiro um espaço com bebidas e doces tradicionais natalícios. O local convida ao tradicional brinde e aos votos de boas festas entre amigos. Às 16h30, acontece o “acender do Madeiro”, pela mão do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro. E logo depois, durante três minutos ouvir-se-ão tocar os sinos a rebate nas igrejas da cidade mais alta.

O Madeiro de Natal é uma tradição de muitas aldeias portuguesas, adotada depois por vilas e cidades, na qual as populações convergem para a grande fogueira que se acende num local central, num adro e junto a uma igreja, na noite de Consoada, ficando em alguns locais acesa até ao dia Reis. Na cidade da Guarda surgiu há alguns anos o hábito de se degustar um vinho do Porto com os amigos junto ao madeiro.

Imagem: Madeiro de Natal no Largo João de Almeida