Curso de Verão do CEI entre 9 e 13 de julho

09/07/2018

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove entre 9 e 13 de julho, a 18ª edição do Curso de Verão, subordinada ao tema “Novas fronteiras, outros diálogos: Património Cultural, Cooperação e Desenvolvimento Territorial”.

Associando-se à comemoração do XVIII Centenário da Universidade de Salamanca, e unindo simbolicamente esta Universidade à sua congénere de Coimbra, passando pela Guarda, o Curso tem este ano um formato diferente. Os trabalhos começam em Coimbra, no dia 9 de julho, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuam na Guarda no dia 11 de julho, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e terminam em Salamanca, na Faculdade de Geografia e História no dia 13 de julho. Os dois trabalhos de campo completam este percurso: dia 10 de Julho a Rota Ibérica “Paisagens e Territórios” tem início em Coimbra, passa por Tondela, Viseu, Penalva do Castelo e termina na Guarda; no dia 12 de julho a Rota “Eduardo Lourenço – Miguel de Unamuno” começa na Guarda, passa por Almeida, Vilar Formoso e Ciudad Rodrigo e termina em Salamanca.

A sessão de abertura terá início pelas 9h30, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e contando com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor João Gabriel Silva, do Vice- reitor da Universidade de Salamanca, Prof. Enrique Cabero e do coordenador deste curso, prof. Valentin Cabero.

Destaque para a apresentação dos livros “Andanças e reflexões transfronteiriças: roteiro por territórios de Miguel de Unamuno e de Eduardo Lourenço” (o número 34 da Coleção Iberografias), dia 9 de Julho, às 17h00, na Casa da Escrita, em Coimbra, e “Lugares e territórios: património, turismo sustentável, coesão territorial” (vol. 33 de Coleção Iberografias), dia 11 de Julho, às 18h00, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Participam no curso investigadores e professores de quinze Universidades e Institutos de Portugal, Espanha, Brasil e EUA: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Salamanca, Universidade de Towson (EUA), Universidade Estadual de São Paulo - Campus de Presidente Prudente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Campinas Grande, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Rondônia, com um total de cerca de 45 intervenções.

À semelhança de edições anteriores, o Curso é creditado pela Universidade de Salamanca com 3 créditos e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade.

Com esta iniciativa, o CEI prossegue a sua missão enquanto plataforma de intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios ibéricos, reforçando os seus compromissos com os espaços de baixa densidade.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imagem: Curso de Verão do CEI entre 9 e 13 de julho