Festa da Transumância: dias 21 e 22 de julho, em Fernão Joanes

16/07/2018

Integrada no Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda, a localidade de Fernão Joanes recebe este fim-de-semana a Festa da Transumância, nos dias 21 e 22 julho. Um fim-de-semana em cheio para desfrutar do riquíssimo património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, da comunidade envolvida. O evento pretende perpetuar o saber pelas gerações mais novas, valorizando produtos e tradições singulares e a sua autenticidade.

A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes volta a organizar mais uma edição da Festa da Transumância, iniciativa inteiramente dedicada aos pastores da encosta da Serra da Estrela. Neste Festival de Cultura Popular todos os pastores das freguesias da encosta da Serra: Maçainhas, Corujeira/Trinta, Videmonte, Meios e Fernão Joanes são os verdadeiros protagonistas, sendo homenageados pelo desempenho das artes e ofícios pastoris.

Destacam-se do programa, entre outras iniciativas: Hotel Mil Estrelas, com o acampamento nas Choças; passeios pelas canadas pastoris, música, teatro, a inauguração da Exposição 'Avó Maria – enfeites para ovelhas'; a Missa de homenagem aos pastores, a Inauguração do Mural de homenagem aos pastores, ou ainda os jogos tradicionais e os arraiais populares.

A Festa da Transumância é também uma Festa de Natureza que resulta da parceria entre o Município, a Junta de Freguesia, as Coletividades locais e a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha, e inclui o Plano de Animação da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature.

O Ciclo de Festivais do Município da Guarda pretende ser um motor de divulgação e promoção do património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas; alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho da Guarda; aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; criar envolvimento da população na organização destas iniciativas, através de parcerias com coletividades e freguesias locais; e também atrair visitantes da região e do país, dinamizando, assim, a região e a economia local.

Consulte o programa completo da iniciativa aqui.

Imagem: Festa da Transumância: dias 21 e 22 de julho, em Fernão Joanes