Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Arranca votação das 7 Maravilhas à Mesa. Vote na Guarda!

20/07/2018
leitura do texto

A organização das 7 Maravilhas de Portugal® e a RTP acabam de abrir a votação nas 7 Maravilhas à Mesa®. Nesta que é a sétima eleição realizada em Portugal, estão a concurso 49 mesas compostas por 7 patrimónios. A Guarda é uma das candidatas e para votar basta telefonar para o seguinte número: 760 10 70 12.

A candidatura da Guarda foi conduzida pelo Município e na mesa guardense, estão, entre outros petiscos, a morcela com grelos, a posta de vitela jarmelista, o azeite do Vale do Mondego e o Queijo da Serra da Estrela. Veja aqui.

As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público e dadas a conhecer na RTP em 7 Galas, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa®. As Galas são apresentadas na RTP, como habitualmente nas eleições 7 Maravilhas, por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

As 49 mesas pré-finalistas foram distribuídas pelas 7 Galas eliminatórias através de um sorteio, realizado a 7 de junho em Albufeira. As mesas começaram a ser votadas a partir de 20 de julho, às 10h, com abertura das linhas telefónicas em direto na RTP1 e RTP Internacional.

Cada uma das 49 mesas a concurso tem um número associado, que vai manter até ao final da votação. As Mesas vão sendo eliminadas nas Galas a emitir todos os domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à Final a 16 de setembro.

As 7 Galas começam a ser emitidas pela RTP a 22 de julho após o Telejornal. Todos os domingos, no prime time da televisão pública nacional, vão ser apresentadas 7 mesas, que deixam de ser votadas e passam (ou não) à fase seguinte nessa noite.

Uma mesa é criada com base em 3 pilares: gastronomia; vinhos e azeites; e roteiros, como património histórico e natural, eventos de afirmação territorial e experiências únicas. Por vezes é o passeio que determina o repasto, por outras é a gastronomia que queremos experimentar que nos leva a descobrir locais maravilhosos.

Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®

O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14. Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.

Imagem: Arranca votação das 7 Maravilhas à Mesa. Vote na Guarda!