Valhelhas é “Praia de Ouro” da Quercus

24/07/2018

A Praia Fluvial de Valhelhas voltou a ser galardoada com a bandeira “Praia de Ouro” da Quercus, atribuição que distingue as praias com melhor qualidade de água do país. A bandeira foi hasteada no passado fim-de-semana pelo presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas, Nelson Pinto da Silva e pelo presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro.

À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para a época balnear de 2018, a Quercus identifica assim 390 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

Qualidade da água Excelente nas 5 últimas épocas balneares, de 2012 a 2017;

Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100mlpara os Enterococos intestinais inferiores a 250ufc/100mlpara a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente.

O objetivo desta iniciativa da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Pode consultar aqui, o quadro das praias premiadas.

Imagem: Valhelhas é “Praia de Ouro” da Quercus