Animação de rua, rota dos fornos, música, teatro, mostra etnográfica, artesanato, feira do pão, percursos, oficinas e gastronomia vão ser destaque já a partir de sexta, dia 27 de julho, e durante todo o fim-de-semana (dias 28 e 29) na aldeia serrana de Videmonte. O Pão é o protagonista do Festival de Cultura Popular 'Pão Nosso [Festa de Natureza]' que se realiza, integrado no ciclo de festivais do Município da Guarda, numa parceria com a junta de freguesia local, a câmara e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e o Aspiring Geopark Estrela.
Destaque no programa (em baixo) para a rota dos fornos no sábado, dia 28, com visita a seis fornos da localidade, incluindo o comunitário. O visitante é convidado a assistir e a participar na Confeção do Pão no Forno Comunitário de Videmonte. Durante a tarde o destaque vai para a Mostra Etnográfica da Ceifa e à noite há teatro pelo grupo do Manigoto, que apresenta um texto de Raúl Brandão: 'O doido e a morte', e ainda música pelos Roncos do Diabo.
Já no domingo, dia 29, logo pela manhã, abrem a Feira do Pão e a Feira de Artesanato. O dia é será depois animado com a música Grupo de Bombos do Rancho Folclórico As Cantarinhas do Telhado – Fundão, com o Quinteto Reis, os Beira Brass Band e com o Rancho Folclórico de Videmonte.
O Ciclo de Festivais pretende ser um motor de divulgação e promoção do património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas; alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho da Guarda; aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; criar envolvimento da população na organização destas iniciativas, através de parcerias com coletividades e freguesias locais; e também atrair visitantes da região e do país, dinamizando, assim, a região e a economia local.
Programa
Sexta-feira – 27 de julho
19h00 Grupo de Cavaquinhos do Centro Cultural do Mileu
22h00 Cantares de Videmonte
23h30 Grupo Batuufole
Sábado – 28 de julho
9h00 às 12h00 Rota dos fornos (6 fornos) e Confeção do Pão no Forno Comunitário de Videmonte
14h30 Abertura da Feira de Artesanato e Feira do Pão
14h30 Grupo de Bombos de Valhelhas
16h30 Mostra etnográfica – Ceifa
18h30 Degustação da Bola de Carne – Atuação Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo
21h30 Teatro Manigoto apresenta: 'O doido e a morte' de Raúl Brandão
22h30 Roncos do Diabo
Domingo – 29 de julho
8h30 Caminhada
10h30 Feira de Artesanato e Feira do Pão
12h30 Grupo de Bombos do Rancho Folclórico as Cantarinhas do Telhado – Fundão
(receção aos caminheiros)
14h30 Grupo de Bombos do Rancho Folclórico as Cantarinhas do Telhado - Fundão
16h00 Quinteto Reis
17h00 Beira Brass Band
18h00 Rancho Folclórico de Videmonte
Atividades Permanentes:
Confeção do Pão no Forno Comunitário, Jogos Tradicionais, pela Associação de Jogos Tradicionais Da Guarda, Barbeiro Gaiolas e o Amolador de Tesouras, pelos Levados da Breca, Instalação/Decoração das ruas de Videmonte, por Telmo Lourenço
Pátio Mágico
Sábado
11h00 /13h00 Workshop de Cianotipia, por Ana Couto
14h30 Workshop de Gravura/impressão, por Simone dos Prazeres
16h00 Workshop de Magia, por Alcides Fernandes
18h00 Workshop de Papel Artesanal, por Nuno Tavares
Domingo
14h30 Workshop de Papel Artesanal, por Nuno Tavares
17h30 O som que o Pão tem