Ciclo Eu queria ser Fado é destaque na programação do TMG

23/12/2014

​O Ciclo “Eu queria ser Fado”, com exposições, dança, música, oficinas, conferências, cinema e cujo destaque é a fadista Mísia - que apresenta no TMG o disco “Delikatessen” a 7 de março - é o destaque na primeira agenda do ano do Teatro Municipal da Guarda. No ciclo atuarão ainda o Grupo de Fados da Guarda no dia 6 de fevereiro, o duo Cordis Piano & Guitarra Portuguesa no dia 27 de fevereiro, o Ricardo Gordo Quarteto no dia 30 de janeiro e o solo de dança do bailarino Bruno Brazete: “Fado /Próximo”, a 13 de março. E ainda no âmbito do ciclo dedicado ao Fado, a conferência “Para uma História Contemporânea do Fado” de Rui Vieira Nery, no dia 12 de fevereiro; a exposição de guitarras portuguesas “Tudo isto é…” intervencionadas por artistas como Vhils [Alexandre Farto] ou o arquiteto Siza Vieira - em colaboração com o Museu do Fado -, que estará patente no Café Concerto entre 13 de janeiro e 1 de fevereiro; o documentário “Fado Camané”, de Bruno Almeida, sobre a gravação do último disco do artista, a 27 de janeiro, ou a Oficina “Brincar aos fados”, no dia 19 de março.

Mas há mais. No Grande Auditório, o músico Miguel Araújo, com “Crónicas da Cidade Grande”, atua a 17 de janeiro, a one-man-band de Paulo Furtado, The Legendary Tiger Man, com o disco “True”, a 21 de fevereiro, e os Linda Martini, uma das bandas mais aclamadas do momento, com “Turbo Lento”, atuam a 20 de março.

Ainda na música, destaque também para “Aqui estou à vossa porta”, o espetáculo que encerra a programação de Natal da autarquia da Guarda e que traz o cantar das Janeiras ao TMG pela voz das coletividades do concelho, no dia de reis, a 6 de janeiro, e ainda os concertos de Ai! & Tiago Pereira que trazem “Canções de trabalho” a 24 de janeiro, as “Transonância(s) do laboratório Phonambient Guarda no dia 31 de janeiro e a música inspiradora e melancólica dos Lacre a 28 de março.

No Café Concerto, a eletrónica de influência exótica de Jibóia no dia 10 de janeiro, o rock e a música eletrónica de dança dos Gala Drop a 26 de fevereiro, as versões 80’s e 90’ dos guardenses Red Mustang a 6 de março e o som entre o synth-pop e o baile português dos TochaPestana a 14 de março.

No teatro destacam-se: “Transumância”, pelo TEatroensaio a 16 de janeiro, “A Montanha”, do ilustrador António Jorge Gonçalves no dia 12 de fevereiro, “O som e a fúria” de William Faulkner pelo Teatromosca a 20 de fevereiro e “Marleni”, com as atrizes Fernando Lapa e Io Appoloni, pela Escola de Mulheres no dia 27 de março.

Na iniciativa Famílias ao Teatro, atividade para o público das famílias e que o TMG promove uma vez por mês em matinés: o espetáculo de teatro baseado nos contos dos irmãos Grimm: “Eu é que conto”, pela Fértil no dia 24 de janeiro; uma sessão de cinema com curtas animadas “Filminhos infantis à solta pelo país” no dia 14 de fevereiro; e o novo-circo da “Fábrica das Gravatas”, pela NuvemVoadora no dia 21 de março.

Neste primeiro trimestre do ano, nas artes plásticas, o TMG apresenta a exposição “Contos” do pintor guineense Sidney Cerqueira e que ficará patente na Galeria de Arte entre 24 de janeiro e 29 de março. E para ver ainda, as exposições de pintura de Desy e de Lynx Tungur no Café Concerto em fevereiro e março, respetivamente.

No cinema continuam as propostas do Cineclube da Guarda que desta vez traz ao TMG os documentários “Abelhas e homens” de Markus Imhoof (13 de janeiro) e “Esta é a minha casa” de Pedro Renca (dia 10 de fevereiro). E ainda o último filme de Pedro Costa, “Cavalo Dinheiro” (17 de março).

As propostas cinéfilas do TMG vão para dois documentáros: “20 000 dias na terra” de Jane Pollard e Iain Forsyth, sobre Nick Cave, (a 24 de fevereiro) e “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut sobre o Cante Alentejano (no dia 24 de março).

Toda a programação do TMG poderá ser consultada na íntegra e mais pormenorizadamente em www.tmg.com.pt

Imagem: Ciclo Eu queria ser Fado é destaque na programação do TMG