04/09/2018

Até dezembro há música, dança, cinema, fotografia e artes plásticas para ver no Teatro Municipal da Guarda (TMG). A nova programação dos quatro últimos meses do ano foi apresentada em Conferência de Imprensa no início do mês e promete muitas e boas propostas.

São destaques da programação entre setembro e dezembro, na Música: Carolina Deslandes (4 de outubro), Bowjangles, com música e humor (11 de outubro), Violons Barbares (14 de Novembro), Áurea, no 819º aniversário da cidade mais alta (27 de novembro) e o Festival Internacional One Man Band que decorrerá no Café Concerto nos dias 12 e 13 de outubro com a participação de músicos de França, Itália, Espanha, Brasil e Portugal.

No teatro: 'Do Alto da Ponte' de Arthur Miller pelos Artistas Unidos (21 de setembro); 'A Longa Noite de Camilo' numa coprodução do Teatro Nacional de S. João e do Teatro Ensaio (27 de setembro); 'O Deus da Carnificina', uma coprodução com o Teatro da Trindade (19 de outubro) e ainda a estreia das novas produções das estruturas de teatro da Guarda: Aquilo Teatro e Teatro do CalaFrio com, respetivamente: 'Ergo-me Pederasta' (23 e 24 de novembro) e 'O Torcicologologista, Excelência', de Gonçalo M. Tavares (19 a 22 de dezembro).

A Dança traz ao TMG, o espetáculo 'Co:Lateral' do Balleteatro (15 de setembro) que alia a dança às artes digitais em tempo real e a produção 'Licenciado Vidriera' baseado numa novela de Miguel de Cervantes. Para além da dança, esta coprodução espanhola do Karlic e El Desban Teatro mistura ainda música ao vivo e teatro (8 de novembro).

Destaque ainda para dois projetos com o Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG). Na área do teatro, a Oficina de Teatro do EPG, orientada por Américo Rodrigues, apresenta 'Voltas & Reviravoltas & Contravoltas' (3 de outubro) e na área da música, sob orientação de Diogo Martins, apresentam-se 'Meia Dúzia' (29 de novembro) com versões de algumas músicas bem conhecidas do público.

Nas Artes Plásticas este quadrimestre tem em destaque uma retrospetiva da Fundação Serralves intitulada 'Um Realismo Cosmopolita' sobre o movimento/grupo português KWY (28 de setembro a 3 de novembro, na Galeria de Arte) e ainda artistas emergentes (no Café Concerto). Em termos expositivos, destaque ainda para as exposições e sobre a memória visual da 1ª Guerra Mundial (8 a 30 de novembro no Foyer do Grande Auditório) e o resultado do Concurso 'Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras' do Centro de Estudos Ibéricos (de 8 de dezembro a 26 de janeiro, na Galeria de Arte).

No cinema, prosseguem os filmes de autor e a colaboração com o Cineclube da Guarda e com algumas sessões a promover o debate com autores e realizadores.

E no Serviço Educativo, continua o Plano Nacional de Cinema, desta feita alargado aos dois agrupamentos de escolas do concelho da Guarda e ainda os projetos' Viagem Sonora' para o Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo e 'Músicas, Estórias & Memórias' para o público sénior, com Centros de Dia e Lares do concelho.

Mas estes são apenas os destaques. A nova agenda com toda a programação está disponível aqui. Os Bilhetes estão já disponíveis no balcão da bilheteira que agora tem novo horário (terça a sábado e em dias de espetáculo, das 14h30 às 19h00 ) ou então on line no site do teatro.

Imagem: Carolina Deslandes, Áurea e Festival One Man Band são destaques TMG até dezembro