Município da Guarda

Município da Guarda

Conjunto histórico da Póvoa do Mileu vai ser requalificado

12/09/2018
leitura do texto

Está para breve o lançamento do concurso para execução da obra de requalificação do conjunto histórico da Póvoa do Mileu, na Guarda. Com um valor de 386 mil euros, a intervenção será feita no recinto da Capela do Mileu, dando também melhor visibilidade e outra «valia» às escavações arqueológicas ali presentes.

Um dos objetivos da requalificação do espaço é precisamente valorizar toda a área, tornando-a num espaço mais verde e com as necessárias infraestruturas para que possa ser utilizado com a maior frequência possível, pelos guardenses.

A obra deverá ficar concluída entre julho e agosto de 2019. Seguir-se à, após esta intervenção, uma segunda fase, em que o Município irá avançar com a requalificação rodoviária junto à Estação Arqueológica do Mileu, na estrada que faz a ligação entre o centro da cidade e a zona da Guarda-Gare.

Recorde-se que a Estação Arqueológica do Mileu foi descoberta em 1953, durante os trabalhos de construção da referida estrada. Naquele sítio, para além das ruínas do período romano que remontam aos séculos I e II, está também situada a capela românica da Senhora do Mileu, datada do século XIII e classificada, desde 1950, como Imóvel de Interesse Público, pela Direção Geral do Património.

Imagem: Conjunto histórico da Póvoa do Mileu vai ser requalificado