Município da Guarda

Município da Guarda

Contos do mundo na BMEL que assinala também o Dia Nacional do Surdo

14/09/2018
leitura do texto

Os contos e a leitura são destaque em setembro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) com várias iniciativas conduzidas por Jorge Serafim, narrador de contos tradicionais e assíduo promotor do livro e da leitura há cerca de 20 anos. Serafim realizará várias atividades que envolvem a narração oral. A primeira está marcada para o dia 21 e chama-se 'Sessões de Contos'. Esta atividade conta com duas sessões, pelas 10h00 e pelas 11h00 da manhã, ambas direcionadas para crianças dos jardins-de-infância e ainda uma outra sessão, às 14h15, que tem como destinatários os utentes dos lares e centros de dia. Ainda Jorge Serafim traz à BMEL ao longo do dia 22, em várias sessões: às 10h00, às 12h30, às 14h00 e às 16h30, a iniciativa 'Contar e ler para respirar'. Trata-se de uma oficina de narração oral que procura despertar o interesse pela leitura e pelo livro através da compreensão da natureza humana. Também no dia 22 de setembro, mas à noite, pelas 21h30, Jorge Serafim apresenta 'Contopias', contos de todos os cantos do mundo. A iniciativa vem mostrar o poder da palavra e demonstrar que as palavras são a melhor forma de reencontrar nas pessoas tudo o que as une e também o que as separa. Estórias vindas do oriente, mas também da Índia, de áfrica, da europa ou do médio oriente, para ouvir sem preconceito. «Contar é um ato de apagar fronteiras», escreve Jorge Serafim a propósito da 'Cantopias'.

Este mês a BMEL assinala ainda, no dia 24 de setembro, o Dia Nacional do Surdo. A iniciativa ocorre às 18h00 numa ação da Rede Social da Guarda e da Associação de Surdos local que procura, através desta iniciativa, consciencializar e sensibilizar a sociedade para o mundo dos surdos, debatendo e explorando, entre outras questões, a forma de abordar uma pessoa surda.

Com o 94º aniversário do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes a marcar o mês de setembro, a BMEL vai ter patente a exposição 'A História da Liga dos Combatentes', que poderá ser visitada até ao dia 29 de setembro, e que tem por objetivo a partilha, através de objetos e fotografias históricas, da história da Liga dos Combatentes desde o ano da sua fundação, em 1921.

Toda a programação do BMEL poderá ser consultada no sítio de internet oficial, aqui.

Imagem: Contos do mundo na BMEL que assinala também o Dia Nacional do Surdo