“A Cidade Natal” termina com o cantar das Janeiras no TMG

05/01/2015

Termina amanhã, 6 de janeiro, o programa “Guarda: A Cidade Natal”, a iniciativa que a Câmara Municipal da Guarda promoveu durante a quadra natalícia e que trouxe à cidade mais alta milhares de pessoas. O espetáculo que encerra a atividade chama-se “Aqui estou à vossa porta” e sobe ao palco do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda às 21h30. Em dia de reis, serão as coletividades as protagonistas apresentando um espetáculo baseado na tradição do cantar das Janeiras.

Cantar as janeiras é uma tradição que se perde no tempo, encontrando as suas raízes nos tempos imemoriais do Império Romano. No Portugal rural e empobrecido as janeiras eram uma oportunidade para os pobres pedirem aos ricos. Assim, grupos familiares, aproveitando o início de um novo ano, dirigiam-se às casas mais abastadas da aldeia e entoavam canções louvando as virtudes dos proprietários e dos seus filhos.

Em troca recebiam frutos secos, rebuçados e outras ofertas. ‘Aqui estou à vossa porta’ traz para o palco diversas dessas canções.

Na imagem: foto de ensaio.

Imagem: “A Cidade Natal” termina com o cantar das Janeiras no TMG