Município da Guarda

Município da Guarda

Caminhada Guarda - Celorico assinala Dia Nacional dos Castelos

25/09/2018
leitura do texto

O Município da Guarda associa-se ao Município de Celorico da Beira na organização da 3ª Caminhada entre Castelos. A iniciativa acontece no próximo dia 7 de outubro (domingo) e terá início na Torre de Menagem da Guarda pelas 8h30. A pretexto do Dia Nacional dos Castelos, esta caminhada com perto de 25 quilómetros, tem como ponto de partida a Torre de Menagem e como meta o castelo de Celorico da Beira. Os interessados devem fazer a pré-inscrição até 5 de outubro através do correio eletrónico: desporto@mun-guarda.pt ou do telefone 271 220 244.

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês, mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data

oficial. O objetivo desta efeméride é promover, em todo o país, iniciativas e atividades que promovam a reflexão sobre o património fortificado. Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

Recorde-se que para além de assinalar o Dia Nacional dos Castelos, em 2018 assinala-se igualmente o Ano Europeu do Património Cultural, deste modo, com esta iniciativa pretende-se alertar para a necessidade de preservação e divulgação do património histórico – cultural da região.

Imagem: Caminhada Guarda - Celorico assinala Dia Nacional dos Castelos