26/09/2018

Dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo e na cidade mais alta, o município associa-se à efeméride com várias iniciativas no Centro Histórico da Guarda que assinalam a importância do setor, tornando este dia especial para quem visita a região.

As boas-vindas serão desde logo feitas por uma figura ilustre do imaginário guardense, a Ribeirinha, eterna apaixonada do fundador da cidade, D. Sancho I, será ela a anfitriã, no Welcome Center da Praça Luís de Camões, entregando algumas lembranças aos visitantes e convidando-os também a experimentar muitos dos sabores da região.

Também na principal praça da cidade vai estar disponível uma Photo Machine que possibilita ao visitante imortalizar a sua visita à cidade mais alta com uma Foto ou um GIF animado, tendo como cenário de fundo a Sé da Guarda com molduras de outros pontos turísticos. A foto, ou GIF, podem depois ser partilhados diretamente nas redes sociais ou enviados para o correio eletrónico do visitante. A data será ainda assinalada com entradas grátis na Catedral e no Museu Regional da Guarda.

Em 2018 e a pretexto desta efeméride, a Organização Mundial do Turismo (OMT) dá destaque à importância que têm as tecnologias digitais no Turismo, enquanto oportunidades para aumentar a inclusão social, a maior participação das comunidades locais e o uso eficiente dos recursos na gestão, preparando o setor para o futuro. A OMT acredita que os avanços digitais e inovação são parte da resposta ao desafio de conciliar crescimento contínuo com maior sustentabilidade e responsabilidade no setor. A celebração do Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade para fomentar a consciencialização sobre a contribuição real e potencial do turismo num desenvolvimento sustentável.

Guarda: número de visitantes continua em crescimento

O número de visitantes, registados no Guarda Welcome Center, continua em crescimento. Entre janeiro e agosto de 2018 registou-se um aumento de 5,49% relativamente ao período homólogo de 2017. Prossegue, assim, a tendência de aumento de visitantes, registada ao longo dos últimos anos. Recorde-se que em 2017 esse aumento rondou os 11% e no ano anterior foi de 17%. Relativamente à proveniência dos turistas, regista-se que são os portugueses os que mais procuram a cidade, cerca de 45%. Seguem-se os espanhóis com 25%, os franceses com 12%. De referir também o aumento de turistas do Brasil, que passa para 4º mercado emissor e de Israel. O Welcome Center registou também uma maior diversidade de nacionalidades, com visitantes de todos os continentes.

Dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2016, dão conta dos seguintes números de oferta e procura hoteleira no Concelho da Guarda: Capacidade/Nº de camas: 653; Hóspedes 2016: 56.169; Dormidas 2016: 74990; Estada média nos estabelecimentos hoteleiros: 1,3 noites; e Número médio de estada de hóspedes estrangeiros na Guarda: 1,5 noites.

Imagem: Dia Mundial do Turismo 2018 com várias iniciativas no Centro Histórico da Guarda