Município da Guarda

Município da Guarda

CEI promove seminário sobre Envelhecimento Ativo, Prémio IIT 2017

11/10/2018
leitura do texto

'Envelhecer no Lugar' é o seminário que o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove no próximo dia 19 de outubro, sexta-feira, durante todo o dia, no auditório do Paço da Cultura, da Guarda. A iniciativa, que tem início às 10h00, quer dar a conhecer os resultados do estudo 'Iniciativas de Ageeing in Place - Valorizar e Divulgar', trabalho galardoado na modalidade 'Investigação' do projeto CEI – Investigação, Inovação e Território (CEI-IIT 2017). O estudo é da autoria de António Manuel Godinho da Fonseca, psicólogo e professor na Universidade Católica Portuguesa e centra-se no levantamento de experiências inovadoras e boas práticas de coesão social, designadamente, no que respeita ao combate ao isolamento e à promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respetivas comunidades, valorizando o que é habitualmente designado por 'ageing in place' ('envelhecer na comunidade').

O Seminário contará ainda com a intervenção de Manuel Teixeira Veríssimo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, um dos mais conceituados especialistas no tema do Envelhecimento Ativo. Numa perspetiva de divulgação de boas práticas e promoção do debate em torno desta temática, o seminário contará ainda, na 2ª parte, com a apresentação de casos práticos e experiências locais. A participação nesta iniciativa é livre, estando contudo sujeita a inscrição prévia para emissão de certificado.

As inscrições devem ser feitas on line, aqui.

Lançado em 2017, o Prémio CEI-IIT (CEI - Investigação, Inovação & Território) tem por objetivo distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.

Programa

10h00 - Entrega de documentação

10h15 - Sessão de Abertura

10h30 - Boas Práticas de Ageeing in Place na Beira Interior: Divulgar e Valorizar – Doutor António Godinho da Fonseca

11h30 - Envelhecimento: uma conquista que também é um desafio – Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo

12h30 - Almoço livre

14h00 - Apresentação de casos práticos e experiências locais

16h00 - Mesa Redonda

17h00 - Encerramento

Imagem: CEI promove seminário sobre Envelhecimento Ativo, Prémio IIT 2017