Ateliê itinerante Creactivity na Guarda de 22 a 26 de outubro

17/10/2018
leitura do texto Galeria

Entre 22 e 26 de outubro, a Guarda recebe o ateliê itinerante 'Creactivity', do BPI e Fundação La Caixa. Trata-se de um espaço sobre rodas inovador e inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco. A iniciativa destina-se aos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do concelho e propõe, através de ateliês, encontrar soluções originais e criativas para problemas simples, incentivando as crianças e os jovens a ser criativos e engenhosos.

O espaço, um autocarro transformado em laboratório/ exploratório, permite investigar, e solucionar os desafios propostos. A ideia é que as crianças se inspirem, colaborem e improvisem, trabalhando em grupo. Este ateliê ambulante tem diferentes áreas para implementar diferentes habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion.

Caracterizado pelo seu componente lúdico e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns e a utilização de novas funções.

O Ateliê Creactivity vai estar instalado em dois locais da cidade mais alta, nos dias 22 e 23 de outubro no Parque Urbano do Rio Diz e entre 24 e 26 de outubro no Jardim José de Lemos. A iniciativa terá sessões diárias para as escolas entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h00 mas está também acessível ao público em geral, todos os dias, a partir das 17h00 e até às 18h30, com entrada livre.

O movimento Tinkering nasceu do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária. Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada, preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa.

Esta iniciativa com as escolas faz parte do 'EduCaixa', um programa da Fundação La Caixa que engloba a oferta educacional da fundação e cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, assim, responder às necessidades da sociedade do século XXI.

Imagem: Ateliê itinerante Creactivity na Guarda de 22 a 26 de outubro

Imagem: creactivity_01B.jpg