18/10/2018

​Desde 9 de outubro que o Município da Guarda está a realizar sessões de esclarecimento com as juntas de freguesia e os proprietários dos terrenos onde irão realizar-se as intervenções

no âmbito da Empreitada para Regularização Fluvial após Incêndios.

As sessões foram dirigidas pelo vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Sérgio Costa, e por técnicos do município aos proprietários dos terrenos marginais do Rio Noéme e decorreram em Aldeia do Bispo, Panoias, Guarda, Casal de Cinza, Vila Garcia, Vila Fernando, Vale de Estrela, União de Freguesias Pousade Albardo e União de Freguesias Rochoso Monte Margarida.

Recorde se que as intervenções previstas seguem uma estratégia de desenvolvimento sustentável, através da implementação de soluções de engenharia natural com a aplicação de técnicas mais próximas da Natureza. Recuperar as infraestruturas e açudes, estabilizar margens e reforçar a galeria ripícola são algumas das ações a executar.

O projeto de reabilitação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos do Rio Noéme é financiado pelo Fundo Ambiental no âmbito do Protocolo assinado no passado mês de maio pelo Municipio da Guarda e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Imagem: Município promove sessões de esclarecimento com proprietários de terrenos junto ao Noéme