Município da Guarda

Município da Guarda

Peter Hook [Joy Division ~ New Order] em abril de 2019 no TMG

25/10/2018
leitura do texto

​Peter Hook, lendário baixista dos Joy Division e dos New Order, vem a Portugal em abril de 2019 para três espetáculos, um deles na Guarda. Atua no Teatro Municipal da Guarda (TMG) a 13 de abril fazendo-se acompanhar pelos The Light (a sua banda), e para tocar temas dos álbuns 'Substance' de Joy DIvision e New Order. Oportunidade única para rever temas como 'Love will Tear Us Apart', 'She's Lost Control' ou 'Transmission' dos Joy Division, e 'True Faith', 'Blue Monday' ou 'Bizarre Love Triange' dos New Order. Os bilhetes custam 15 euros, cada, e estão à venda na bilheteira online e no balcão.

Joy Division é a mais importante e influente banda pós-punk da história. No curto período compreendido entre 1976 e 1980, a banda de Ian Curtis revolucionou o rock com apenas dois álbuns: “Unknown Pleasures” (1979) e “Closer” (1980). Estes discos e alguns singles bastaram para solidificar um percurso musical criativo e original, e após o suicídio do carismático Ian Curtis, os Joy Division depressa se transformaram num mito e numa das grandes bandas de culto das últimas décadas. Depois da morte prematura do vocalista e letrista Ian Curtis, os restantes membros originais formaram os não menos influentes New Order, com uma direção musical diferente e mais ligada à pop eletrónica, abrindo novas portas estéticas no seio deste género musical.

Peter Hook foi o baixista dos Joy Division e dos New Order, e é considerado um dos músicos centrais na estética e composição musical das duas bandas, com um estilo de tocar baixo muito original e distintivo (o chamado “Hooky Style”). Em 2010, Peter Hook formou os The Light e com esta banda tem corrido mundo a tocar o seminal repertório das suas duas bandas anteriores. A música dos Joy Division e dos New Order não parou de contagiar novas gerações ao longo das últimas décadas, continuando a fascinar fãs de todas as idades.

Peter Hook & The Light apresentam no TMG o concerto “Performing Substance Albums By Joy Divison & New Order”. Oportunidade rara e imperdível de ver ao vivo uma lenda viva da música rock a tocar um repertório musical imortal.

Imagem: Peter Hook [Joy Division ~ New Order] em abril de 2019 no TMG