Município da Guarda amplia Canil e lança Campanha de Sensibilização

25/10/2018

O Canil Municipal da Guarda recebeu a sessão de apresentação do projeto da sua ampliação e remodelação, que decorreu no passado dia 22 de outubro. Em 2019, o Centro de Recolha Oficial do Canil deverá ter dobrada a capacidade de acolhimento. A atual estrutura será alvo de obras de ampliação e remodelação, passando a poder abrigar 60 cães e 30 gatos. Esta requalificação das instalações prevê ainda a construção de Salas de esterilização e recobro, uma área recreativa, um gatil individualizado, uma área para animais exóticos e ainda uma sala para apoio educativo. O projeto está dotado com 100 mil euros no Orçamento Municipal do próximo ano.

Na mesma sessão foram ainda assinados os protocolos de colaboração com as clínicas veterinárias do concelho para a esterilização dos animais recolhidos. Esta parceria deverá manter-se até o Canil estar dotado com as condições necessárias para efetuar essas esterilizações. Recorde-se que a medida prende-se com a entrada em vigor de uma lei que proíbe o abate de animais. Algo que há muito foi banido do Canil Municipal.

O Município aproveitou ainda a ocasião para dar a conhecer a mais recente campanha de sensibilização ambiental. 'Passeie o seu cão, mas não deixe nada no chão' é o slogan desta campanha que o Município da Guarda vai promover junto dos munícipes. O objetivo é contrariar comportamentos menos corretos e responsabilizar para a saúde pública. A campanha dá a conhecer, entre outras coisas, a obrigatoriedade do uso de trela por parte dos animais de estimação em espaços públicos, bem como a obrigatoriedade de recolher os dejetos. Para breve está a colocação de sinalética nos jardins e espaços verdes da cidade e o Município prevê também a criação de parques de recreio em vários pontos da Guarda para animais de estimação.

Imagem: Município da Guarda amplia Canil e lança Campanha de Sensibilização