Município da Guarda

Município da Guarda

3º Salão de Outono destaca obras do Futurismo e Surrealismo português

29/10/2018
leitura do texto

No '3º Salão de Outono – Aberto para Obras' o destaque vai para obras do Futurismo e Surrealismo português, numa iniciativa decorrerá no Museu da Guarda entre 7 de novembro e 8 de janeiro de 2019. Esta mostra abre portas ao público no próximo dia 7 de novembro, quarta-feira, às 19h30.

Para além da homenagem ao fundador do Futurismo em Portugal, Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor) e obras de um dos mais emblemáticos representantes do Surrealismo português, Eurico Gonçalves, este 3º Salão pretende reforçar a nova dinâmica do museu, implementada com a gestão do Município da Guarda. Assim, há ainda para ver exposições de Javier Seco e de Susana Miranda, fotografia do Fotoclube da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos e ainda a inauguração da Via Pictórica – Painéis Digitais Murais, uma instalação de esculturas no Campus Internacional de Escultura Contemporânea e a apresentação de vários catálogos, entre eles a da exposição de Paula Rego. A edição de 2018 do Salão de Outono conta ainda com a colaboração da Câmara de Foz Côa na instalação de um monólito insculturado.

Recorde-se que o Salão de Outono do Museu da Guarda compreende, além das criações plásticas de diversas áreas, parte das obras que tiveram origem no 3º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda, SIAC, que decorreu na cidade mais alta no passado mês de junho.

Imagem: 3º Salão de Outono destaca obras do Futurismo e Surrealismo português