Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Café Memória no TMG dia 17 de novembro

12/11/2018
leitura do texto

O Café Concerto do TMG recebe no próximo sábado, dia 17 de novembro, uma sessão itinerante do Café Memória. Trata-se de uma iniciativa lançada em 2013, uma intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica. Conta atualmente com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

A Sessão no TMG decorrerá entre as 16h00 e as 19h00, com o apoio local do Município. A participação nesta sessão é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos 5 anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançaram uma nova vertente deste projeto para percorrer as estradas de Portugal e chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o Café Memória Faz-se à Estrada.

Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos. Pretende-se chegar a estas populações para as informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal.

Imagem: Café Memória no TMG dia 17 de novembro