Inauguração do Quartel de Bombeiros de Famalicão no 819º Aniversário da Guarda

12/11/2018

A Guarda celebra no próximo dia 27 de novembro, terça-feira, o seu 819º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I. O Município da Guarda preparou um vasto programa comemorativo a pretexto deste aniversário com muitas atividades do desporto à cultura e já a partir de 24 de novembro e até ao dia 27 de novembro (ver programa em baixo).

O destaque das comemorações é o dia da cidade, 27 de novembro, que se inicia às 10h30, com o Hastear da Bandeira na Praça do Município. Momento que contará com a guarda de honra das três corporações de bombeiros do concelho: Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo acompanhadas pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra. Segue-se, às 10h45, a Sessão Solene comemorativa do 819º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda, nos Paços do Concelho. Na sessão vão ser homenageadas cinco personalidades com a Medalha de Mérito do Município, Grau Prata, a saber: o professor, António José Dias de Almeida; a cantora, Rosa Antunes (Rosinha); o padre, Eugénio da Cunha Sério (a título póstumo); o artesão, José Pires Freire; e o ciclista, David Rodrigues. A sessão comemorativa contará com a participação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Depois da sessão, as Comemorações prosseguem em Famalicão da Serra com a inauguração do Quartel dos Bombeiros Voluntários daquela localidade, pelas 12h15. De regresso à cidade mais alta, o programa comemorativo conta com o Torneio Aberto de Multiatividades Cidade da Guarda no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel e no Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda, que decorrerá entre as 14h00 e as 18h00.

Para o início da tarde, às 15h15 está marcado o descerrar da placa de toponímia 'Avª José veiga Simão', no Parque Industrial da cidade. Meia hora depois, às 15h45, são inauguradas no Campus Internacional de Escultura Contemporânea a Via Pictórica e as novas esculturas do SIAC 3. Segue-se, às 16h45, a Inauguração do Arranjo Paisagístico da Rotunda da Dorna e às 16h45, a inauguração das obras de Requalificação dos Edifícios Municipais da Rua dos Cavaleiros. Às 17h15, na Rua da Torre, terá lugar a assinatura da consignação da Obra de Requalificação da Torre dos Ferreiros.

O programa comemorativo do 819º Aniversário da Cidade da Guarda continua depois, no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel, com o Sarau de Patinagem do NDS, que acontecerá entre as 18h00 e as 20h00. Pelas 18h30, é ligada a Iluminação de Natal no Largo João de Almeida após uma visita encenada.

Já no final do dia, no Teatro Municipal da Guarda (TMG), pelas 21h00, será assinado o Protocolo de Cooperação entre o Município da Guarda e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

O longo dia comemorativo só chega ao fim com o concerto de Áurea no grande auditório do TMG. A artista portuguesa vem apresentar as canções do seu novo disco, 'Confessions'.

No entanto, o programa das comemorações deste 819º Aniversário não se restringe ao dia de aniversário, e por isso, as celebrações arrancam já no dia 24 com o Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda que decorrerá durante todo o dia no Pavilhão Desportivo de S. Miguel.

No dia 25 decorrem três importantes provas desportivas: a Invernal de BTT, em parceria com o Clube de Montanhismo da Guarda, com partida e meta junto ao Estádio Municipal; o Grande Prémio de Atletismo da Guarda em parceria com Associação de Atletismo da Guarda, com partida e meta na zona da Guarda-Gare; e ainda o Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda, em parceria com as associações de Basquetbol da Guarda e a Guarda Basket, no Pavilhão Desportivo Municipal de S. Miguel.

Para o dia 26 de novembro, está marcado o lançamento do número 38 da Revista Cultural Praça Velha, que acontecerá no Café concerto do TMG, às 18h00.

COMEMORAÇÕES DO 819º ANIVERSÁRIO DA GUARDA

9H30 - 12H30 | 14H00 - 17H30

Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda

Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda