Guarda brilha mais alto com a Cidade Natal

16/11/2018

Animação de Natal de 1 a 25 de dezembro na Praça Luís de Camões

A Guarda volta a ser A Cidade Natal em 2018 com um programa de animação natalício que promete aconchegar o coração de guardenses e visitantes entre 1 e 25 de dezembro.

A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação, nela será instalada a Pista de Gelo, que regressa nesta edição com aspeto renovado e que promete divertir sobretudo o público infantojuvenil. Outra novidade, em 2018, vai ser o Comboio Elétrico com a sua bonita estação de madeira e um percurso mágico. Para ver também a enorme Árvore de Natal Interativa, o Coreto Musical com a banda dos animais, o bonito Carrossel Parisiense, a Casa do Pai Natal, o Foto Balão e a Ilha do Gelo. Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada para a ocasião.

Paralelamente à Cidade Natal, o Município volta a apostar nesta edição no Concurso de Montras de Natal nos estabelecimentos comerciais do concelho. A Câmara da Guarda promove o concurso entre 1 e 31 de dezembro. O objetivo da iniciativa é contribuir para a dinamização, promoção, atratividade e divulgação do comércio de proximidade. As inscrições para participar são até 28 de novembro no site do município. O prémio é de 1000 euros para a montra vencedora.

Para além da Praça Luís de Camões, outros locais da cidade vão estar repletos de magia natalícia como é o caso dos Jardins José de Lemos e Frei Pedro que irão receber entre 1 de dezembro e 7 de janeiro a 'Magia de Natal, com, respetivamente, presépios e árvores de Natal numa colaboração com a Rede Social de IPSSS do concelho e das escolas do ensino público e privado. As árvores de Natal têm nesta edição a particularidade de serem feitas com técnicas de reciclagem de garrafas pet, tetrapack e latas. Estão previstas mais de 3 dezenas de instalações. Para além dos presépios em miniatura, o Jardim José de Lemos vai contar também com uma estrutura que permitirá uma interatividade das crianças que a visitam, com elementos decorativos alusivos à época natalícia, sendo sempre acompanhados por personagens mágicas do Natal.

E no dia 9 de dezembro, entre as 10h00 e as 22h00 está de regresso a feira social, Aconchego de Natal. Nesta quinta edição, a iniciativa solidária realiza-se no Centro Comercial La Vie e volta a reunir num só espaço as Instituições da Rede Social da Guarda, promovendo através delas a venda de artesanato, manualidades, produtos regionais e doçaria e cujo valor das vendas reverterá para ajudar quem mais precisa neste Natal.

Com este programa de animação de Natal, a autarquia pretende dar ainda mais vida à Guarda, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e ao mesmo tempo devolver a autoestima aos guardenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva.

Horário da Cidade Natal:

Segunda a sexta - 10h00 - 19h00

Sábado, domingo e feriados - 10h00 - 21h00

Programa completo da iniciativa aqui.

Imagem: Guarda brilha mais alto com a Cidade Natal