1º Fórum Local no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

19/11/2018

Com a missão de fomentar um exercício participativo e colaborativo de planeamento estratégico no domínio da cultura, o município da Guarda, através da estrutura de missão da candidatura Capital Europeia da Cultura 2027, organiza este sábado, 24 de novembro, uma reunião plenária com juntas e freguesia e associações culturais. O encontro acontece às 17h30 no auditório do Paço da Cultura.

Trata-se de um primeiro espaço aberto de diálogo, no âmbito de um programa de consulta pública multissetorial que vai decorrer em 2019, convocando os principais agentes políticos e associativos responsáveis do desenvolvimento do território. Pretende-se uma reflexão alargada sobre o presente e o futuro cultural da cidade e concelho, que nesta sessão, em formato de plenário, tem como objetivo específico apresentar algumas das linhas orientadoras da candidatura, a metodologia de auscultação e diálogos com a sociedade, e um programa ação no território a desenvolver no próximo ano.

O ano 2019 será focado na construção de estratégias para a cultura da cidade, concelho e região, numa perspetiva de candidatura territorial alargada, que vai desde o diagnóstico independente, que trace uma radiografia científica do 'estado da arte' numa abordagem setorial e transversal, e a consequente identificação dos eixos estratégicos de ação, medidas e programas de atuação.

Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido em reuniões da Comissão Executiva, que integra representantes do município, Instituto Politécnico da Guarda, e as Universidades da Beira Interior, Coimbra e Salamanca.

Imagem: 1º Fórum Local no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027