Município da Guarda

Município da Guarda

3000 Postais de Natal enviados entre escolas e instituições

11/12/2018
leitura do texto

O Município da Guarda desafiou as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho e instituições pertencentes à Rede Social da Guarda a relembrar a tradição dos Postais de Natal. A ideia é reavivar o sentimento de partilha de ideias e emoções através da escrita, uma tradição que tem vindo a perder-se devido ao surgimento de outros meios de transmissão de mensagens, mais modernos e imediatos e também, talvez por isso, mais efémeros.

Neste âmbito foram enviados mais de 3000 postais entre escolas e instituições do concelho. A abertura dos envelopes com os postais e respetivas mensagens natalícias será feita, simbolicamente, na quarta-feira, dia 12 de dezembro, pelas 12h00 em todas as escolas e instituições participantes nesta iniciativa.

«O Natal é um tempo de surpresas. Receber um postal de boas festas, por exemplo. Um postal enviado a amigos e conhecidos (e por que não a desconhecidos?), com uma mensagem sentida, desejando felicidade e prosperidade. No entanto, o gesto de enviar cartões caiu em desuso, neste tempo apressado.

Tem todo o sentido regressar às coisas simples, aos gestos autênticos, aos pequenos sinais que nos definem como pessoas solidárias. Escrever 'à mão' uma mensagem de amizade num pequeno cartão, desenhar o azevinho ou uma estrela e alegrar o coração de quem recebe o 'postal de boas festas'. Alguém pensou em nós; há alguém que nos quer bem!

Abrir o sobrescrito com cuidado extremo para não estragar o cartão. Com os dedos agitados levantar o postal até aos olhos e, depois, ler uma e outra vez o que um familiar ou amigo escreveu propositadamente para nós. Duas ou três linhas de uma sinceridade que nos impressiona até à comoção. Palavras simples mas escritas com verdade. Uma verdade que alimenta o espírito do Natal. O verdadeiro espírito de Natal, o do Amor!»

Imagem: 3000 Postais de Natal enviados entre escolas e instituições