Município da Guarda

Município da Guarda

Vem aí mais frio!

10/01/2019
leitura do texto
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as próximas 48 horas temperaturas muito baixas para todo o território continental. De acordo com o IPMA, os próximos dois dias vão caracterizar-se pelo tempo frio e seco, com descida das temperaturas, em especial da mínima para valores entre os -4ºC e 6ºC, amanhã sexta-feira dia 11; com vento a soprar mais intenso nas terras altas, em especial durante a noite e manhã, por vezes com rajadas até 70 km/h, na região do Norte e Centro aumentando assim o desconforto térmico, formação de geada devido ao acentuado arrefecimento noturno, até à madrugada de sábado.

Por tudo isto é recomendável não descuidar a hidratação e temperatura corporais. A ANPC e a DGS recordam que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados. Pelo que a população deverá ter em conta as seguintes precauções:

Manter o corpo hidratado e quente; Estar protegido do frio; Aquecer a casa; Ter em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação como braseiras, lareiras e aquecimentos de exterior que nunca poderão ser utilizados no interior; Estar com redobrada atenção à ocorrência de problemas de saúde nos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

Para além das recomendações acima, encontrará informação adicional em www.dgs.pt, www.ipma.pt e www.prociv.pt.

Mantenha-se informado, hidratado e quente! Se ficar doente, não corra para as urgências, Ligue SNS 24 (808 24 24 24).

Imagem: Vem aí mais frio!