Seminário "Agricultura familiar, biológica e desenvolvimento rural", no dia 18

10/01/2019

A 18 de janeiro, sexta-feira, o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove o 'Seminário Agricultura familiar, agricultura biológica e desenvolvimento rural', iniciativa - no âmbito do projeto 'Pontes entre agricultura familiar e agricultura biológica', de Cristina Amaro da Costa, apoiado pelo CEI – Investigação, Inovação & Território [CEI – II&T] – decorrerá no Auditório do Paço da Cultura, da Guarda a partir das 9h30 e durante todo o dia (ver programa em baixo).

Nesta iniciativa serão divulgados os resultados duma investigação que aposta na definição dum 'modelo de intervenção, a nível técnico e social, que permita estabelecer pontes entre a agricultura familiar e a agricultura biológica, com vista à adoção deste modo de produção', sendo norteado pelos seguintes objetivos: elaborar uma reflexão teórica sobre a proximidade entre a realidade das práticas agrícolas da agricultura familiar e agricultura biológica; definir um modelo de intervenção, a nível técnico e social, que contribua para alterar as práticas adotadas por agricultores familiares no sentido da agricultura biológica; e propor recomendações ao nível das orientações de políticas públicas, que permitam alcançar modos de produção mais sustentáveis e saudáveis.

Os interessados em assistir deverão inscrever-se aqui.

9h30 – Sessão de abertura

9h45 – Painel 1.

Agricultura familiar e agricultura biológica: conceitos, práticas, experiências e dinamização dos agricultores

Pedro Santos (Confederação Nacional da Agricultura - CNA)