30/01/2019

​Primeira reunião de trabalho aconteceu no TMG a 25 de janeiro

A propósito da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027, e no seguimento da assinatura do acordo estratégico Intermunicipal, decorreu dia 25 de janeiro, no Teatro Municipal da Guarda, a primeira reunião entre os municípios que integram a candidatura.

Na ordem de trabalhos constaram temas como o enquadramento e estratégia, os objetivos de cooperação regional, o potencial e expectativas desta candidatura. Sendo destacada a importância desta parceria intermunicipal que pretende fortalecer e enriquecer a candidatura, tornando-a mais sustentada, sólida e bem trabalhada.

«Esta colaboração é o início de uma etapa importante no processo da candidatura, é um processo estruturante por si só» afirmou o vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, sublinhando ainda que «este grupo de trabalho intermunicipal tem agora este desafio de refletir sobre em que é que se pode convergir no que diz respeito à identidade da região».

Com uma dinâmica de trabalho em rede, alguns dos objetivos são a promoção da Cultura, dos costumes, de produtos endógenos e o desenvolvimento do território a nível internacional, criando programas a longo prazo, mantendo a identidade que caracteriza a região mas de forma aberta para o mundo.

Algumas temáticas de referência abordadas como sendo identificadores da região, nesta primeira reunião de trabalho, foram a Diáspora, o Território como região de fronteira e o diálogo interreligioso.

Recorde-se que o Acordo Intermunicipal de Cooperação tendo em vista a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, em 2027, foi assinado pelos 14 Municípios do Distrito da Guarda e três do Distrito de Castelo Branco (Covilhã, Fundão e Belmonte) a 18 de janeiro de 2019.

No final desta reunião, onde marcaram presença os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa, ficou já agendado o próximo encontro que terá lugar em Seia, no mês de fevereiro.

Imagem: Municípios reúnem para preparar Candidatura: Guarda a Capital Europeia da Cultura