Museu da Guarda inaugura exposições de Pires Vieira e de Carlos Adaixo

04/02/2019

Esta semana poderá visitar duas exposições no Museu Municipal da Guarda. Geometrias I & II e outros objetos pictóricos, 2009/2018, de Pires Vieira, será inaugurada na quinta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 18h00, no Museu da Guarda, onde ficará patente até 25 de maio de 2019.

A exposição 'Geometrias I & II e outros objetos pictóricos, 2009 / 2018', de Pires Vieira, reúne obras representativas do trabalho desenvolvido pelo artista nos últimos dez anos. Nesta exposição são mostradas obras das séries 'Geometrias II', de 2018, 'Geometrias I', de 2016, 'Who is afraid of…?', de 2014, 'Une image peut en cacher une autre', de 2011, 'Polígonos irregulares sobre um tema de Monet', de 2009 e os livros 'Janelas um' e 'Janelas', de 2017-18.

Pires Vieira (Porto, 1950) estudou na Escola Nacional de Belas Artes de Paris e na Universidade de Paris VIII, no início dos anos 70 e vive e trabalha no Estoril. Expôs individualmente em cerca de 45 ocasiões e participou em cerca de 75 exposições coletivas.

Por sua vez e já no dia seguinte, sexta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 18h00, terá lugar a abertura de O Tempo que passa, a Arte que fica, de Carlos Adaixo, na Galeria d´Arte do Museu da Guarda, onde ficará até 24 de março próximo.

Carlos Adaixo, nasceu na (Guarda em 1962), licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra. É professor de Filosofia e Psicologia no ensino secundário e escritor, publicou três romances. Cidadão atento é também colaborador na imprensa regional. Para além da escrita expõe regularmente e dedica-se às Artes Plásticas desde 1989. Faz por estes dias trinta anos neste percurso pelos domínios da expressão plástica. Esta exposição é uma forma de assinalar esse momento e de mostrar sobretudo as suas últimas concretizações.

Imagem: Museu da Guarda inaugura exposições de Pires Vieira e de Carlos Adaixo