08/02/2019

Sessão pública de apresentação na Plataforma Logística, no dia 14 de fevereiro

O Município da Guarda, em parceria com a EDP Distribuição, a Altice e a Beiragás - Grupo Galp Gás Natural Distribuição, vai apresentar em sessão pública no próximo dia 14 de fevereiro, quinta-feira, pelas 14h00, na Plataforma Logística da Guarda [Parque TIR), as novas infraestruturas de Energia e Comunicações que vão servir o concelho e que correspondem a um investimento que ultrapassa os 10 milhões de euros.

O programa tem início com a inauguração da Subestação da Guarda da EDP Distribuição (Casal de Cinza), bem como as novas linhas elétricas de alta e média tensão, num investimento global de 10,5 milhões de euros. A nova subestação da empresa em Casal de Cinza – Guarda corresponde a um investimento de 4,7 milhões de euros, aprovado no âmbito do PDIRD-E2014 (2015-2019). A Rede de Alta Tensão envolvente à Subestação é comparticipada pelos produtores em regime especial no valor de 5,8 milhões de euros.

A sessão prossegue depois com a inauguração da Infraestrutura de Fibra Ótica da Altice que possibilitará o aumento da velocidade de transmissão da informação digital à zona da Plataforma Logística da Guarda e de Casal de Cinza. Trata-se de um investimento no âmbito do projeto da Altice referente ao Maciço Central, que cobre vários municípios num total de aproximadamente 70% de rede de fibra ótica.

Logo depois seguem-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, do presidente do Conselho Administração - Beiragás Grupo Galp Gás Natural Distribuição, Gabriel Sousa, do administrador executivo do Grupo EDP, João Marques da Cruz, do presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, João Torres, do presidente executivo da Altice – Portugal, Alexandre Fonseca e ainda a intervenção do secretário de Estado da Energia, João Azevedo Galamba.

A sessão prossegue depois com as apresentações dos investimentos para o Concelho da Guarda dos parceiros Altice, EDP e Beiragás - Grupo Galp Gás Natural Distribuição. e com a assinartura de dois protocolos. O primeiro, possibilitará a substituição das antenas de telecomunicações na área da Torre de Menagem, num acordo que será assinado pelo Município, pela MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A e pela EDP Distribuição – Energia S.A. O segundo, será assinado pela Beiragás e pelo Município da Guarda e prevê a Integração de Rede de Gás Natural nos Loteamentos, Parques Industriais e Plataforma Logística da Guarda, ou seja, prevê a ligação da Rede de Gás Natural à Plataforma Logística.

A iniciativa encerra com um beira de honra.

14h00 - Inauguração da Subestação da EDP da Guarda | Casal de Cinza

14h15 - Inauguração do Investimento Altice Portugal | Infraestrutura de Fibra | Casal de Cinza (Parque TIR)

14h30 - Intervenções

• Presidente do Município da Guarda | Álvaro dos Santos Amaro