Abertas candidaturas para Prémio Eduardo Lourenço 2019

11/02/2019

Até 4 de abril, estão abertas as candidaturas à 15ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, galardão instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) destinado a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. Podem concorrer qualquer instituição ou individualidade, enviando as propostas de candidatura para o CEI. O Prémio, no valor de 7.500 euros, será atribuído pelo júri constituído por membros da direção do Centro de Estudos Ibéricos - reitor da Universidade de Coimbra, reitor da Universidade de Salamanca e presidente da Câmara Municipal da Guarda - e por mais oito elementos, representantes das Comissões Executiva e Científica do CEI e quatro personalidades convidadas pela direção.

O Prémio Eduardo Lourenço foi instituído em 2004 e desde a sua primeira edição foram galardoadas as seguintes personalidades de Portugal e Espanha: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009), César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado, Professor e Investigador (2014), Agustina Bessa-Luís, Escritora (2015), Luis Sepúlveda, Escritor (2016), Fernando Paulouro das Neves, Jornalista e Escritor (2017) e Basilio Lousada Castro, Escritor (2018).

Mais informações na página web do CEI.

Imagem: Abertas candidaturas para Prémio Eduardo Lourenço 2019