De 28 de fevereiro a 4 de março - Carnaval é GuardaFolia

18/02/2019

O Município da Guarda volta a promover a GuardaFolia. Um programa de animação de Carnaval com muita cor e folia, que vai andar na rua de 28 de fevereiro a 4 de março.

Trata-se de um Carnaval genuinamente português que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo, que este ano conta com a novidade de um carro alegórico com sátira ao executivo municipal, para além da participação de 29 freguesias do concelho a concurso. Este ano serão premiados o melhor carro alegórico (1000€); os melhores figurinos (750€) e a melhor dinâmica de grupo (750€).

Do diversificado cartaz constam ainda o Desfile Infantil, que pela primeira vez tem início na Praça do Município e que termina na Praça Luís de Camões, as Tabernas do Entrudo, instaladas, também pela primeira vez, na Alameda de Santo André, o Teatro de Revista, a Fun Run que nesta edição tem a partida e a meta na Praça do Município e ainda comédia Stand up a encerrar o programa festivo!

Como a época assim o recomenda, o programa inicia com humor, o humor do Teatro Musical “Eu saio na próxima, e você?”, de Filipe La Féria, com Marina Mota e João Baião, na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, às 21h30, no Grande Auditório do TMG. O espetáculo repete-se no dia 1 de março.

Ainda no dia 1, à tarde, realiza-se o habitual Desfile Infantil das escolas e jardins- de- infância do concelho. Cerca de 2000 pessoas, entre crianças e professores, vão desfilar pelas ruas da cidade num animado cortejo multicolorido, com início na Praça do Município, pelas 14h00.

Entre 1 e 4 de março, as Tabernas do Entrudo, este ano na Alameda de Santo André, convidam a petiscar e conviver com os amigos. O bucho, a morcela, a chouriça e outros petiscos associados a esta época de folia serão os Reis da festa. Para além da boa comida, as Tabernas oferecem ainda animação diária por diferentes grupos. Um Baile de Carnaval, com início às 21h30, e um Concurso de Máscaras encerram as Tabernas do Entrudo este ano.

Domingo, dia 3, ponto alto da GuardaFolia, começa com a corrida mais divertida do ano, a Fun Run. Com partida prevista para as 11h00 na Praça do Município terá, como habitualmente, um percurso citadino com 5Km de distância que poderá percorrer a andar ou a correr, sozinho ou com amigos. Para participar basta inscrever-se no site do Município e aparecer mascarado.

Já à tarde, com início às 16h00 junto à Alameda de Santo André, o Desfile e Julgamento do Galo, conta com a participação de 12 grupos de bombos e fanfarras, percussionistas que animarão o desfile ao longo do percurso e que envolverá aproximadamente 900 pessoas rumo à Praça Luís de Camões onde decorrerá logo de seguida o 'Julgamento do Galo'. E porque a época assim o permite, espera-se originalidade, sátira e sobretudo muito humor no espetáculo final a cargo do Trigo Limpo teatro ACERT de Tondela, com direção artística e libreto de José Rui Martins. O conceito incidirá na exploração da dramaturgia inspirada no universo simbólico do livro de George Orwell, “O Triunfo dos Porcos”, com um formato de libreto musical “operístico” interpretado por atores e as participações especiais da orquestra de canto e teatro do CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão.

O Galo de 2019, uma criação de Nico Nubiola e de ZéTavares (ACERT) será julgado pelos seus pecados e atos inconsequentes, esperando-se que seja condenado e morto pelo fogo em praça pública e assim cumprida a tradição do entrudo na Guarda.

Por fim, a Comédia “Stand Up” com Salvador Martinha encerra o programa Guardafolia 2019, segunda-feira, dia 4 de março, às 21h30 no Grande Auditório do TMG.

Quinta e Sexta 28 de fevereiro e 1 de março

Teatro de Revista “Eu saio na próxima, e você?”, com Marina Mota e João Baião | Grande Auditório do TMG | 21h30

Sexta 1 de março

Desfile Infantil | Praça do Município| 14h00

Sexta 1 a segunda 4 de março

Tabernas do Entrudo (com animação diária por Virgílio Faleiro, Beira Brass Band, Filipe Nunes “O Arreaiano”, Rompe e Rasga, Augusto Canário & Amigos e Moustache Band.

Alameda de Santo André

Baile de Carnaval (Renovação 3) e Concurso de Máscaras | dia 4 às 21h30

Domingo 3 de março

Fun Run | Praça do Município | 11h00