Guarda apresenta Plano de Combate ao Insucesso Escolar

21/03/2019

O Município da Guarda apresentou no dia 19 de março, numa sessão pública decorrida na BMEL, o Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar da CIMBSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela) | Município da Guarda e respetiva estratégia de implementação nos Agrupamentos escolares do Concelho da Guarda.

Trata-se de um plano que surge no âmbito da missão da CIMBSE, de promover e desenvolver a região e responder a desafios comuns aos 15 municípios associados, na área da Educação, a partir de um diagnóstico do território educativo da região das Beiras e Serra da Estrela, que indica que o isolamento, a fraca participação dos pais, as fragilidades interpessoais, o contexto social e económico, entre outros constrangimentos, estão relacionados com o insucesso e abandono escolar.

Feito o diagnóstico do território educativo, mediante a análise dos indicadores críticos e das melhores práticas nacionais e internacionais, partiu-se para uma estratégia de ação e respetiva implementação assente em três pilares fulcrais: Envolvimento; Inovação e Desempenho; Inclusão.

A operacionalização do Plano desenvolve-se através de iniciativas transversais a todos os municípios, visando tirar partido das sinergias do trabalho em rede, e de iniciativas segmentadas de aplicação municipal, perspetivando combater desafios específicos e tirar partido das potencialidades e recursos locais.

Nessa linha de ação, o Município da Guarda vai desenvolver nos Agrupamentos Escolares do concelho, através de recursos humanos especializados das empresas 5 Sentidos e EAPN, os projetos: 'Família Inclusiva' (Iniciativa que pretende promover a ligação aluno-família e a ampliação das competências essenciais ao acompanhamento dos alunos por parte dos pais); 'Programa de Orientação e Acompanhamento + (projeto focado no desenvolvimento da capacidade cognitiva, estimulando a interatividade entre os alunos) e 'Adapta o teu Percurso' (programa destinado aos alunos da comunidade cigana numa lógica de adaptação do projeto educativo, de modo a combater os elevados níveis de absentismo).

O Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar é essencialmente dirigido aos alunos com Necessidades Especiais e aos que apresentam insucesso escolar ou estão já em risco de abandono. Combate que envolve toda a comunidade escolar e as famílias. O trabalho em rede é preponderante para a obtenção de resultados e para o sucesso do Plano e dos alunos do concelho.

A sessão contou com a participação do vice-presidente e vereadora da educação da Câmara da Guarda, uma representante da EAPN - Rede Europeia Anti Pobreza e uma representante da 5 Sentidos - Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional e representantes dos Agrupamentos de Escolas, para além da comunidade escolar em geral.

Imagem: Guarda apresenta Plano de Combate ao Insucesso Escolar