Município da Guarda

Município da Guarda

Consumidor poupado: Quercus desafia famílias a reduzir consumos energéticos

29/04/2019
leitura do texto

A QUERCUS vai realizar visitas energéticas personalizadas a casas de famílias que queiram reduzir os seus consumos de água e energia. A participação é gratuita basta inscrever-se até 10 de maio através do email CONSUMIDORPOUPADO@QUERCUS.PT

Interessados? Participe com a sua família. Trata-se de uma iniciativa que tem o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Esta iniciativa pretende avaliar directamente os hábitos de consumo energético, e também de água, de 10 agregados familiares, em 5 regiões do País, através da realização de um diagnóstico do seu perfil e histórico de consumo de água e energia nas suas habitações. As visitas presenciais permitirão o levantamento de dados, necessários para a avaliação do potencial de poupança dessas famílias pela alteração de hábitos de consumo e eventual substituição de equipamentos por modelos mais eficientes. As recomendações focarão a utilização de equipamentos, a iluminação, o aquecimento de águas sanitárias, o consumo de eletricidade, água e gás e a melhoraria do conforto higrotérmico das suas habitações, tirando partido dos princípios da climatização passiva e da construção sustentável.

Após a inscrição, que pode ser feita através de telefone ou email, as famílias serão seleccionadas e a sua participação decorrerá nas seguintes 4 fases: visita energética à habitação; envio das fichas de recomendação personalizada, por correio; acompanhamento permanente das famílias, para esclarecimento de dúvidas e divulgação de informação; segunda visita à habitação, para avaliação da implementação das medidas.